Acesso Webmail

Imagem destaque notícia MOTORISTAS DE CARRETAS CONTINUAM DESRESPEITANDO PROIBIÇÃO DE TRÁFEGO NA PONTE AFONSO PENA

13/10/2017 - 12:20 Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos

Trânsito na ponte será interrompido na segunda-feira (16), entre 14h e 16h para instalação de nova cancela

Na manhã dessa sexta-feira (13) foi registrado mais um flagrante de veículo pesado (carreta) atravessando a Ponte Afonso Pena que liga os municípios de Araporã (MG) e Itumbiara (Goiás). Num curto espaço de tempo, esse é o terceiro flagrante de desrespeito de motoristas que insistem em forçar a travessia, danificando a ponte que é um bem tombado pelo Instituto Histórico do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para tentar impedir o tráfego de veículos pesados e orientadas pelo IPHAN, as prefeituras de Araporã e Itumbiara adotaram medidas para orientar os condutores. Instalaram placas e faixas informando a proibição do tráfego de veículos pesados e instalaram cancelas. Mas nada disso resolveu o problema.

Há alguns meses, uma carreta carregada danificou a estrutura da ponte e exigiu dos dois municípios ações pactuadas para impedir a travessia de ônibus e caminhões. Faixas e placas foram instaladas orientando os motoristas sobre a capacidade de peso suportada pela estrutura, bem como a proibição do tráfego de veículos pesados. Seguindo determinação do IPHAN, o limite de altura não poderia exceder 2,70m, quanto que a capacidade de peso era de 12 toneladas.

Ainda assim, há poucos dias uma carreta desrespeitou a orientação e forçou a travessia, arrancando a cancela instalada no lado mineiro que tinha como função justamente barrar o tráfego de veículos de grande porte.

No último episódio, na manhã dessa sexta-feira, a carreta não conseguiu completar a travessia e ficou presa na estrutura. A Polícia Militar foi acionada, e equipes das prefeituras de Araporã e Itumbiara foram mobilizadas.

É importante destacar que, qualquer intervenção a ser feita na ponte deve obedecer a normas rígidas estabelecidas pelo IPHAN, tendo em vista o seu tombamento.

Seguindo nova orientação do IPHAN, a Prefeitura de Araporã instalou faixas orientando os motoristas sobre a redução na altura máxima de veículos que podem atravessar a ponte. A nova orientação limita a altura em 2,20 metros.

Numa ação conjunta entre os municípios de Araporã e Itumbiara, na próxima segunda-feira (16), o tráfego de veículos de qualquer espécie será interrompido entre as 14h e 16h para a instalação da nova cancela que vai restringir o trânsito de veículos com altura superior a 2,20m.