Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia MOTORISTAS DE CARRETAS CONTINUAM DESRESPEITANDO PROIBIÇÃO DE TRÁFEGO NA PONTE AFONSO PENA

MOTORISTAS DE CARRETAS CONTINUAM DESRESPEITANDO PROIBIÇÃO DE TRÁFEGO NA PONTE AFONSO PENA

13/10/2017 - 12:20 Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos

Trânsito na ponte será interrompido na segunda-feira (16), entre 14h e 16h para instalação de nova cancela

Na manhã dessa sexta-feira (13) foi registrado mais um flagrante de veículo pesado (carreta) atravessando a Ponte Afonso Pena que liga os municípios de Araporã (MG) e Itumbiara (Goiás). Num curto espaço de tempo, esse é o terceiro flagrante de desrespeito de motoristas que insistem em forçar a travessia, danificando a ponte que é um bem tombado pelo Instituto Histórico do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para tentar impedir o tráfego de veículos pesados e orientadas pelo IPHAN, as prefeituras de Araporã e Itumbiara adotaram medidas para orientar os condutores. Instalaram placas e faixas informando a proibição do tráfego de veículos pesados e instalaram cancelas. Mas nada disso resolveu o problema.

Há alguns meses, uma carreta carregada danificou a estrutura da ponte e exigiu dos dois municípios ações pactuadas para impedir a travessia de ônibus e caminhões. Faixas e placas foram instaladas orientando os motoristas sobre a capacidade de peso suportada pela estrutura, bem como a proibição do tráfego de veículos pesados. Seguindo determinação do IPHAN, o limite de altura não poderia exceder 2,70m, quanto que a capacidade de peso era de 12 toneladas.

Ainda assim, há poucos dias uma carreta desrespeitou a orientação e forçou a travessia, arrancando a cancela instalada no lado mineiro que tinha como função justamente barrar o tráfego de veículos de grande porte.

No último episódio, na manhã dessa sexta-feira, a carreta não conseguiu completar a travessia e ficou presa na estrutura. A Polícia Militar foi acionada, e equipes das prefeituras de Araporã e Itumbiara foram mobilizadas.

É importante destacar que, qualquer intervenção a ser feita na ponte deve obedecer a normas rígidas estabelecidas pelo IPHAN, tendo em vista o seu tombamento.

Seguindo nova orientação do IPHAN, a Prefeitura de Araporã instalou faixas orientando os motoristas sobre a redução na altura máxima de veículos que podem atravessar a ponte. A nova orientação limita a altura em 2,20 metros.

Numa ação conjunta entre os municípios de Araporã e Itumbiara, na próxima segunda-feira (16), o tráfego de veículos de qualquer espécie será interrompido entre as 14h e 16h para a instalação da nova cancela que vai restringir o trânsito de veículos com altura superior a 2,20m.

 Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!

Últimas notícias