Imagem destaque notícia MUNICÍPIO AGUARDA NOVAS DOSES PARA CONTINUAR A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

MUNICÍPIO AGUARDA NOVAS DOSES PARA CONTINUAR A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

31/03/2020 - 08:00 Saúde

Em cumprimento ao calendário vacinal do Ministério da Saúde, na semana passada a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde (SMS) deram início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1). Nessa etapa da vacinação estão sendo imunizados profissionais da área da saúde e pessoas idosas a partir dos 60 anos.
Para conseguir cumprir o calendário, a Secretaria da Saúde implantou um criterioso esquema de vacina. Depois de imunizar os profissionais da rede pública de saúde de Araporã, que representam a linha de frente no atendimento ao público e no enfrentamento às doenças, na sexta-feira (27) os idosos foram vacinados nos PSFs 1 (Centro) e 2 (Bairro Alvorada). Para evitar aglomeração, a SMS adotou o sistema drive thru, no qual os idosos eram vacinados sem descer dos veículos. Para os demais idosos foram distribuídas senhas para controlar a aglomeração.
Esse plano estratégico para a vacinação foi elaborado de acordo com a liberação das doses de vacina que é feita semanalmente pelo Ministério da Saúde e distribuída pela Superintendência Regional de Saúde. À medida que o governo liberar novos lotes da vacina, a SMS vai informar a comunidade sobre os postos, dias e horário de vacinação. A vacinação dos idosos terá continuidade tão logo o município receba novas doses da vacina.
É importante destacar que a vacina não protege contra o coronavírus. Na verdade, ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus.