Em cumprimento ao calendário vacinal do Ministério da Saúde, na semana passada a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde (SMS) deram início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1). Nessa etapa da vacinação estão sendo imunizados profissionais da área da saúde e pessoas idosas a partir dos 60 anos.
Para conseguir cumprir o calendário, a Secretaria da Saúde implantou um criterioso esquema de vacina. Depois de imunizar os profissionais da rede pública de saúde de Araporã, que representam a linha de frente no atendimento ao público e no enfrentamento às doenças, na sexta-feira (27) os idosos foram vacinados nos PSFs 1 (Centro) e 2 (Bairro Alvorada). Para evitar aglomeração, a SMS adotou o sistema drive thru, no qual os idosos eram vacinados sem descer dos veículos. Para os demais idosos foram distribuídas senhas para controlar a aglomeração.
Esse plano estratégico para a vacinação foi elaborado de acordo com a liberação das doses de vacina que é feita semanalmente pelo Ministério da Saúde e distribuída pela Superintendência Regional de Saúde. À medida que o governo liberar novos lotes da vacina, a SMS vai informar a comunidade sobre os postos, dias e horário de vacinação. A vacinação dos idosos terá continuidade tão logo o município receba novas doses da vacina.
É importante destacar que a vacina não protege contra o coronavírus. Na verdade, ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus.
Notícia
Notícia

MUNICÍPIO AGUARDA NOVAS DOSES PARA CONTINUAR A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
31/03/2020 - 08:00 Saúde