Imagem destaque notícia MUNICÍPIO DISCUTE COM PRODUTORES DEMANDAS PARA O AGRONEGÓCIO E ADEQUAÇÃO À INSPEÇÃO SANITÁRIA

06/02/2023 - 14:30

O agronegócio é a base para a vida e para a economia mundial. Mas para vender a sua produção, não basta apenas produzir: o homem do campo precisa de uma autorização que é conferida pela inspeção sanitária nos âmbitos municipal, estadual e federal. Para orientar sobre as exigências do governo para a comercialização do agronegócio, a Prefeitura de Araporã e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico (SEAGRO) reuniram no dia 02 produtores do município.

O selo de inspeção é uma exigência para a agroindústria e ele muda de acordo com o local onde a produção será vendida. Se a venda for apenas dentro do município, é exigido o Selo de Inspeção Municipal (SIM); se transação comercial for realizada para outros municípios dentro do mesmo Estado, é exigido o Selo Estadual de Inspeção (SIE); com o Selo SISB (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) o produtor pode vender para outros estados da federação. Já o Selo de inspeção Federal (SIF) autoriza o produtor a comercializar seus produtos em todo o território nacional. Com o SIF ele pode ainda vender para o mercado internacional.

Mas quais são os caminhos para obter essa certificação? Os produtores foram devidamente orientados como atender a legislação para ter um produto regularizado no mercado. Sem as certificações, o produtor pode incorrer na clandestinidade. Para conseguir adequar às exigências, o produtor conta com importantes aliados como a Prefeitura de Araporã, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico, EMATER, AMVAP. Para maiores esclarecimentos, o produtor pode procurar a SEAGRO.

Levantamento de demandas para o fortalecimento do agronegócio local e o cronograma de trabalho da SEAGRO para o exercício de 2023 foram temas apresentados junto aos produtores. É meta a secretaria realizar três encontros ao longo do ano para reunir o agroempreendedor e traçar diretrizes que possam melhorar o desempenho da cadeia produtiva no município, atendendo especial o pequeno produtor e o produtor da agricultura familiar.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé, pessoas sentadas e ao ar livre
Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz