Imagem destaque notícia MUNICÍPIO MANTÉM IMUNIZAÇÃO DO CALENDÁRIO VACINAL, MAS ALERTA SOBRE FALTA DA MENINGOCÓCICA

18/01/2019 - 09:28 Saúde

A Secretaria da Saúde, através da Atenção Básica da Saúde, vem a público esclarecer à comunidade que em Araporã, a exemplo do que acontece em todo o Estado de Minas Gerais, está em falta a vacina meningocócica. A vacina que previne a meningite faz parte do calendário de vacinas obrigatórias e deve ser aplicada no terceiro e no quinto mês de vida da criança. A dose é reforçada quando a criança completa um e onze anos. Para cumprir o calendário, os municípios são abastecidos pelo Ministério da Saúde, através das Superintendências Regionais de Saúde.

Responsável pelo abastecimento do município de Araporã, a Superintendência Regional de Saúde em Uberlândia, informou que está programado para o dia 22 de janeiro o recebimento de vacinas. A partir daí, haverá o reabastecimento das unidades de saúde que fazem parte dessa regional. No entanto, a Superintendência não pode afirmar se dentre essas vacinas estará a meningocócica, uma vez que o desabastecimento não é pontual e acontece em todo o país.

É importante ressaltar que o cartão de vacinação é documento imprescindível, e para se vacinar é necessário a apresentação deste.

Em tempo, a Secretaria da Saúde garante que a imunização será assegurada a toda população, de acordo com o fornecimento feito pelos órgãos competentes de saúde da esfera estadual.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação