Imagem destaque notícia Mutirão de limpeza combate a dengue em Araporã

Mutirão de limpeza combate a dengue em Araporã

30/11/2017 - 16:59 Saúde

A Prefeitura de Araporã declarou guerra ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. Para isso, mobilizou as secretarias da Saúde e de Obras e Infraestrutura Urbana para um grande mutirão de limpeza que teve início na semana passada. A operação vai até o dia 06 de dezembro com as equipes de limpeza, agentes de endemias, máquinas a caminhões nas ruas da cidade. Todos os setores da cidade serão visitados pela frente de serviços.

O mutirão de limpeza consiste de retirada de entulho, coleta de todo material que pode servir de acúmulo de água e reprodução do mosquito, bem como de orientação aos moradores para manter limpos quintais, calhas, caixas d’água devidamente tampadas, colaborando com as ações preventivas da força tarefa. Além das moradias, os agentes estão visitando também comércio e indústrias, vistoriando e recolhendo lixo em terrenos baldios e logradouros públicos.

Para auxiliar na operação, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana disponibilizou caminhões e retroescavadeira para a retirada de entulho. Enquanto os agentes de endemias atuam no combate à dengue, as equipes da limpeza urbana reforçam a operação intensificando o serviço de varrição, coleta de lixo e roçagem de terrenos baldios. O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito aedes aegypti.