Notícia

Imagem destaque notícia NASF Araporã realiza ação em favor da Luta Antimanicomial

NASF Araporã realiza ação em favor da Luta Antimanicomial

NASF Araporã realiza ação em favor da Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizaram na quinta-feira, 18, as atividades do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento aconteceu na Praça Waldomira Neves Ferreira e teve como objetivo alertar a comunidade sobre o trabalho da Luta Antimanicomial, movimento que teve início marcado, no Brasil, em 1987, por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre as atividades recreação com os idosos do Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA), apresentação de palhaços do Grupo Alegria, exposição de fotos e de quadros de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (CAIA), além de dinâmicas temáticas e orientações sobre o dia.

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. 

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Em Araporã, a equipe do NASF é composta por Maria Luiza Arruda Valentin (coordenadora da Atenção Básica da Saúde), Alecsandra Aparecida Ribeiro (especialista em nutrição clínica), Marcos Pereira da Silva (psicólogo), Juliana Fernandes da Silva (assistente social) e Ludmilla Ferrante Fagundes (psicológa) e cumpre todas as determinação estipuladas pelo Ministério da Saúde, recebendo apoio total da Secretaria da Saúde e da prefeitura.

 Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!