Imagem destaque notícia NO DIA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE EQUIPES DE LIMPEZA SÃO CONVIDADAS A MULTIPLICAR ORIENTAÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

05/12/2018 - 10:00 Saúde

Na última sexta-feira (30) foi comemorado o Dia D de Mobilização contra a Dengue. Em Araporã, a Secretaria da Saúde e o Departamento de Vigilância Epidemiológica reuniu os servidores da Secretaria de Obras que atuam na manutenção e limpeza pública, para uma palestra sobre o mosquito aedes aegypti e suas endemias. A palestra aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença dos secretários Carla Ferreira (Saúde) e Geraldo Adriano Costa (Obras), bem como da diretora interina da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Mirelle Ribeiro.

Na oportunidade a secretária da Saúde apresentou o quadro de funcionários do Núcleo de Epidemiologia que realiza um incansável trabalho de combate ao mosquito aedes. Ela falou também da preocupação do município no combate ao vetor de doenças como a dengue, chikungunya e o zica vírus.

Carla Ferreira também pediu a colaboração da equipe de limpeza nessa luta contra o mosquito. “Queremos que cada um de vocês sejam nossos multiplicadores, orientando os demais funcionários e levando até a comunidade informações sobre a dengue e a importância da prevenção e os cuidados simples e necessários que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito”, disse.

A preocupação do município é justificada pelos números. Em 2018 Araporã registrou mais de 100 casos suspeitos de dengue. Desses, 43 foram confirmados. Em Minas Gerais 26.155 casos foram notificados, com 8 óbitos registrados e outros 11 sob investigação.

A palestra ministrada pela bióloga e diretora Interina da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Mirelle Ribeiro, mostrou para o público o ciclo de vida do mosquito aedes aegypti, esclareceu dúvidas sobre a forma de contaminação, transmissão da doença e os sintomas, bem como as ações que o município vem adotando de combate ao vetor.

“Esta parceria, além de inédita é muito bem-vinda. Esse trabalho complementa a ação dos agentes de endemias que, diariamente, orientam os moradores nas atividades de controle do mosquito no interior dos imóveis”, disse Mirelle Ribeiro.

A equipe se comprometeu a reforçar a força tarefa de combate ao mosquito e levar as informações para a comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.