Imagem destaque notícia ODONTOLOGIA LEVA SAÚDE BUCAL DE QUALIDADE À POPULAÇÃO

ODONTOLOGIA LEVA SAÚDE BUCAL DE QUALIDADE À POPULAÇÃO

11/10/2019 - 08:18 Saúde

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria da Saúde e da Atenção Básica, mantém o setor de Odontologia que é responsável por direcionar as ações de saúde bucal à população do município. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas e preventivas e na área assistencial, ofertando procedimentos odontológicos básicos como profilaxia (limpeza), extração, restauração raspagem e atendimento de emergência, dentre outros.
Essa rede de atendimento é levada a crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, além de visita domiciliares a pessoas portadoras de necessidades especiais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h com agendamento na unidade de saúde. Já o atendimento de emergência não requer agendamento. Para ser atendido, é necessário a apresentação do Cartão SUS.
É através da odontologia, em parceria com a Secretaria da Educação, e seguindo diretrizes do sistema Único de Saúde (SUS) que campanhas preventivas são desenvolvidas junto às escolas da rede municipal. Nessas campanhas a equipe desenvolve com os alunos palestras sobre a importância da saúde bucal e promove a escovação supervisionada, orienta sobre a correta higienização bucal e, quando necessário, faz a aplicação de flúor.
Todas essas ações desenvolvidas pela equipe de odontologia asseguram o atendimento gratuito que garantem que a população araporense tenha mais qualidade de vida, sorriso bonito saudável através da saúde bucal.
Para manter o serviço, a Odontologia conta com quadro de profissionais capacitados nas três Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na UBS 1 (Centro) a equipe é composta pela odontóloga Ana Paula Vieira Tomaz, Sheila Souza Barboza (TSB) e Lenícia Santos Cândido Ferreira (auxiliar). A UBS 2 (Bairro Alvorada) está a cargo das odontólogas Pabline Santana e Yasmin Silva Costa, Maria Aparecida Andrade Freire (TSB) e Rosângela Ferreira da Silva. Na UBS 3 (Centro) o atendimento é garantido pela equipe formada por Mariana Reimann Vilela (odontóloga), Sheila Souza Barboza (TSB) e Lenícia Santos Cândido Ferreira (auxiliar).
É com essa equipe que a Prefeitura e a Secretaria da Saúde garantem atendimento e qualidade à população araporense, incluindo o atendimento que é levado à população da zona rural. Através da ação “Saúde na Zona Rural”, os moradores recebem visita da equipe de odontologia. Nessa ação, os profissionais realização avaliações e agendam atendimentos. Com isso, a população da zona rural, antes distante do serviço de odontologia, passou a buscar atendimento e ganhou mais qualidade de vida.