Imagem destaque notícia Palestra para alunos reforça luta contra racismo e outros preconceitos

Palestra para alunos reforça luta contra racismo e outros preconceitos

22/03/2018 - 10:59 Educação e Cultura

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março. Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. E para celebrar a data, alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale que integra a Rede Municipal de Ensino de Araporã, participaram na quarta-feira (21) de palestra abordando a discriminação racial e outras formas de preconceito. A palestra aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa e foi ministrada pelo psicólogo Marcos Pereira da Silva que integra a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O evento contou com a participação do setor de Atenção Básica à Saúde e dos PSFs que integram a Secretaria da Saúde do município de Araporã.

Conforme o palestrante, quando se fala em “combate a discriminação racial” significa acabar com todos os tipos de intolerâncias relacionadas com a etnia ou cor de pele do indivíduo, seja ele negro, branco, índio, oriental e etc. O psicólogo falou também das diferentes formas de preconceito.

Para Marcos Pereira, o ambiente escolar é propício para diversas formas de preconceito e bullying. “Mas é também na escola que encontramos as condições favoráveis para combater o racismo, a discriminação e o preconceito, pois podemos trabalhar os alunos como agentes multiplicadores e transformadores”, disse.

Segundo o palestrante, identificar e denunciar todas as formas discriminações sejam elas raciais, religiosas, de gênero, é fundamental para erradicar a intolerância e o preconceito.