Imagem destaque notícia Palestra sobre a africanidade abre a Semana da Consciência Negra em Araporã

Palestra sobre a africanidade abre a Semana da Consciência Negra em Araporã

20/11/2017 - 15:34 Educação e Cultura

Numa ação entre a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura foi iniciada no dia 16 de novembro a programação comemorativa da Semana da Consciência Negra. Alunos e professores das escolas municipais Olintha de Oliveira Vale e Prefeito Wilmar Alves de Oliveira e estadual Mário Sidney Franceschi participaram da palestra com o tema “Africanidades e Educação Patrimonial”. O evento aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa e teve como palestrante a pedagoga Romilda Maria de Jesus. Também participou da palestra o consultor Leonardo Rei (Infoco).

Na oportunidade, Leonardo Reis falou da importância da preservação do patrimônio histórico do município. Ele falou do trabalho de levantamento desse patrimônio histórico, material e imaterial, que está sendo realizado em Araporã e da inclusão nas escolas da educação patrimonial com foco nos bens materiais tombado em nível federal, como a Ponte Affonso Penna, a Igreja Nossa Senhora da Guia e a imagem de Nossa Senhora da Guia, através das normas e diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais (IPHAN). Essa inclusão foi implantada pela atua gestão nas unidades da Rede Municipal de Ensino pela atual gestão.

Ao abordar a africanidade, Romilda Maria de Jesus lembrou aos alunos que toda raça humana descende dos povos da África, comprovada cientificamente como o berço da humanidade.Ela falou também da africanidade no Brasil, escravidão, preconceito, desigualdade racial, dentre outros assuntos.

No encerramento da palestra, os organizadores agradeceram e parabenizaram a prefeita Renata Borges pelo compromisso e responsabilidade e pela abertura no intuito de investir na educação sócio-cultural que resulta na formação de cidadãos consciente do seu papel na sociedade.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!