Imagem destaque notícia PARCERIA ENTRE SAÚDE E CICLISTAS DISCUTE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER

PARCERIA ENTRE SAÚDE E CICLISTAS DISCUTE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER

31/10/2018 - 13:42 Saúde

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a prevenção do câncer, na tarde de sábado (27) a equipe técnica da Secretaria da Saúde de Araporã ministrou palestra sobre o Câncer de mama para o grupo Pedal IUB. Os ciclistas de Itumbiara reuniram-se no Sítio Aldary Fraga, no município araporense, como parte da campanha Pedal Outubro Rosa organizado pelo grupo de ciclismo. O evento foi aberto à participação de ciclistas de Araporã.

Na oportunidade, a enfermeira Genimar Alves (PSF3) falou sobre a importância do autoexame das mamas para identificar alterações como nódulos e caroços. A enfermeira demonstrou para homens e mulheres a forma correta de fazer a apalpação das mamas que deve ser feita foram do período menstrual. Genimar falou também da estrutura de rede de saúde pública do município e da capacitação da equipe técnica para acolher e atender os pacientes.

Por motivos de compromissos agendados no Hospital de Amor, em Barretos, a secretária da Saúde não compareceu ao Pedal Outubro Rosa, mas mandou uma mensagem através da equipe técnica colocando-se à disposição do grupo para a realização de eventos voltados para a saúde e o bem estar da comunidade. Ela parabenizou a iniciativa e agradeceu ao grupo Pedal IUB por abrir espaço para interação com ciclistas araporenses.

Nélio Maurício Franco, ciclista organizador da campanha Pedal Outubro Rosa, agradeceu à Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde pela parceria na ação que visa chamar a atenção da comunidade para a prevenção do câncer.

No total, participaram do evento,  40 ciclistas, depois da palestra o grupo seguiu para um percurso de pedaladas em direção à região conhecida como Caridade e retorno ao ponto de partida, num trajeto compreendido em 30 km.