No começo desse ano, a Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira criou o Projeto Horta nas Escolas. Contando com apoio da Secretaria da Educação e Cultura e da Prefeitura de Araporã, o projeto é hoje uma das maiores ações solidárias da unidade que é conhecida como Escola Técnica.
Uma das hortas foi implantada na Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale. A produção de hortaliças já beneficiou várias instituições de ensino e de filantropia, bem como a comunidade. No dia 07 de julho, a Pastoral da Criança recebeu a doação de parte da produção da horta da Escola Olintha. Alface, mostarda, almeirão, dentre outras hortaliças foram doadas para a entidade que é presidida por Sueli Kakuda. O diretor da Escola Técnica, Valberto Martins participou da entrega dos alimentos e fez questão de dizer que mesmo durante o período de férias, o projeto tem continuidade e beneficia a comunidade araporense.
O objetivo inicial do projeto era implantar uma horta em cada unidade de ensino, com a promessa de enriquecer o cardápio da merenda e estimular nos alunos o interesse pela alimentação saudável, uma vez que os alunos da própria unidade beneficiada têm a missão de ajudar na sua manutenção.
Além da Escola Olintha, já foram implantadas hortas nas escolas Prefeito Wilmar Alves de Oliveira e Sol Nascente (APAE), CEMEI Antônio Rabelo e na Secretaria da Educação.
As próximas unidades de ensino a receber a horta implantada por alunos e professores da Escola Técnica serão o CEMEI Erotildes Silva Menezes e a Escola Estadual Mário Sidney Franceschi, bem como no Hospital Municipal João Paulo II. O projeto será implantado nessas unidades no segundo semestre.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!