Imagem destaque notícia PMA e Saúde liberam 70 mamografias, zerando fila de espera

PMA e Saúde liberam 70 mamografias, zerando fila de espera

13/03/2017 - 19:59

Com uma gestão voltada para o resultado, em apenas três dias a Prefeitura e a Secretaria da Saúde de Araporã conseguiram zerar a fila de espera pelo exame de mamografia. Entre os dias 9 e 11, setenta pacientes foram encaminhadas para Uberlândia, onde os exames foram realizados. Na fila de espera, pedidos de exames datados do ano passado que foram prontamente atendidos pela administração. Além de autorizar os exames, a Prefeitura disponibilizou ainda transporte para as pacientes. A liberação dos exames foi anunciada pelo secretário da Saúde, Roberto Wanderley do Nascimento, durante as festividades do dia Internacional da Mulher. A notícia foi comemorada pelas mulheres como um marco em favor da saúde e da qualidade de vida das beneficiadas. Conforme informações prestadas pela equipe da Secretaria da Saúde, em média, entre 10 e 15 pedidos de mamografias chegam à secretaria todos os dias. À medida que os exames são agendados nas unidades de referência em Uberlândia, as pacientes são encaminhadas para a realização. De acordo com o secretário da Saúde, a realização regular da mamografia pode reduzir em até 30% as mortes por câncer de mama. “Nosso compromisso é com o bem estar da nossa população. Não estamos medindo esforços para atender todas as demandas do povo araporense por saúde e por qualidade de vida”, assinala Roberto Wanderley. A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.   Cidade de Araporã É pra você que a gente trabalha!