Imagem destaque notícia PMA investe na informatização do atendimento da saúde

PMA investe na informatização do atendimento da saúde

12/06/2017 - 19:24 Saúde

Agentes e unidades de saúde recebem equipamentos de informática para iniciar cadastramento da população e implantação do Prontuário Eletrônico

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde deram início à informatização do sistema de atendimento na área da saúde que vai culminar com a implantação do Prontuário Eletrônico. O primeiro passo para isso foi a aquisição de computadores e equipamentos de informática. Computadores e impressoras foram adquiridos e instalados nas três unidades do PSF. Na manhã de quarta-feira (07), a prefeita Renata Cristina Silva Borges, o vice-prefeito e secretário da Saúde, Roberto Wanderley do Nascimento e a coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Maria Luiza Valentin entregaram tablets para os 18 agentes comunitários de saúde e 06 agentes de endemias.

O município adquiriu o aplicativo android PSF Digital, em conformidade com o e-SUS, do governo federal. Com a instalação do aplicativo nos tablets, toda a população araporense será recadastrada e, logo em seguida, implantado o Prontuário Eletrônico que permitirá o atendimento integrado de toda a rede de saúde pública do município. Araporã é uma das primeiras cidades da região a disponibilizar tablets para as agentes de saúde com a instalação do aplicativo PSF Digital. A aquisição de equipamentos, softwares e treinamento de pessoal recebeu recursos da Secretaria da Saúde.

Conforme o secretário da Saúde, a implantação desse sistema tem por objetivo modernizar e unificar o atendimento, permitindo que médicos e profissionais da saúde acompanhem o histórico do paciente. “O que esperamos é ganhar tempo e reduzir custos. Todo o histórico do paciente será disponibilizado para o médico em qualquer uma das unidades. Com os dados em mãos, ele poderá acompanhar resultado dos últimos exames e procedimentos, evitando o pedido de novos exames, por exemplo”, explicou Roberto Wanderley.

Para a prefeita Renata Borges, a saúde de Araporã com a criação do prontuário eletrônico, será possível que o profissional de saúde tenha acesso, de forma mais rápida e organizada, às informações, de modo a dar maior agilidade no atendimento. “A saúde de Araporã tem sido elogiada pela nossa comunidade, mas é possível melhorar ainda mais. Isso está sendo feito com investimentos, com inovação. 50% do sucesso do trabalho da saúde dependem de nós, gestores. Estamos fazendo a nossa parte investindo em equipamentos, melhorias e treinamento. Os outros 50% dependem de vocês, do trabalho de atenção, de cuidado, de dedicação. Vocês estão de parabéns pelo trabalho que estão realizando”, reconheceu a prefeita.

Os agentes que receberam os novos equipamentos de trabalho vão passar por treinamento para que o cadastramento seja iniciado.

Vale destacar que os agentes já receberam os crachás e vão receber também uniformes para que sejam facilmente identificados pelos usuários do sistema público de saúde.