Imagem destaque notícia Prefeita reúne vereadores e visita obras da Prefeitura de Araporã

Prefeita reúne vereadores e visita obras da Prefeitura de Araporã

26/09/2017 - 15:15 Administração

Na manhã de segunda-feira (25) a prefeita Renata Cristina Silva Borges reuniu os vereadores para visita a diversos setores da Prefeitura de Araporã e em vistoria ao canteiro de obras onde o governo municipal está construindo, com recursos próprios, onze moradias populares. O objetivo da ação é mostrar aos representantes do Poder Legislativo a estrutura física e organizacional do Poder Executivo, bem como fazer uma prestação de contas de como os serviços públicos são executados. Participaram da reunião o presidente da Câmara Wilson Roberto Ribeiro “Xinguinha” e os vereadores Ariovaldo de Oliveira Passos “Lió”, Laciel Alves de Faria, Reuler Cardoso Pereira, Sebastião Claudenísio da Silva “Biro Biro” e Waldivino José de Lima “Divino Eletricista”.

A visitação foi iniciada pelo Centro de Serviços que concentra a Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, Engenharia, Departamento de Água e Esgoto, Marcenaria, Almoxarifado, Ferramentaria, dentre outros.

No Almoxarifado os vereadores acompanharam os depósitos da alimentação escolar, material de escritório, equipamentos de informática, material de limpeza e de rotina administrativa. A organização do local agradou os vereadores que elogiaram o fluxo de trabalho.

Em seguida a comitiva passou pelo depósito de pneus que foram adquiridos nessa gestão para reequipar a frota municipal. Os visitantes foram conduzidos ainda pela marcenaria, e demais departamentos lotados no local.

Foi na Estação de Tratamento de Água (ETA) que os vereadores puderam testemunhar os grandes benefícios implantados pelo atual governo. O primeiro deles foi a finalização do sistema para a captação de água na Barragem de Furnas. Com um investimento de pouco mais de quatro mil reais, o atual governo colocou para funcionar um sistema que estava há vários anos sem nenhum funcionamento. Antes a captação era feita por bombeamento no diretamente no Rio Paranaíba. Hoje, a captação é feita na Represa de Furnas. O sistema por declividade reduziu a conta de energia de ETA de R$ 40 mil/mês para apenas R$ 4 mil/mês. Além disso, a qualidade é outro ponto indiscutível. A melhoria é atestada pelas análises do controle de qualidade. O município conseguiu também diminuir, e muito, a despesa com produtos para o tratamento da água.

Ainda para melhorar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, a prefeitura investiu na aquisição de bombas, registros, painéis de comando, rádio transmissor, dentre outros. Mas a prefeita disse aos vereadores que é preciso fazer muito mais. “Hoje a população de Araporã recebe nas suas casas água de qualidade e com regularidade. Mas ainda não está bom. É preciso continuar melhorando e modernizando o sistema para que a população continue sendo bem abastecida e com qualidade”, destacou.

Outro ponto visitado foi o canteiro de obras no Conjunto Zequinha Cachoeira onde a prefeitura está construindo onze moradias que serão entregues a famílias carentes do município. No local, a prefeita falou do projeto e dos investimentos na obra. O município está aplicando R$ 581 mil, além do terreno, para executar a construção. São casas com 50 m² de construção compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Tudo está sendo executado com recursos próprios.

Mas o plano habitacional do governo é muito mais amplo e vai ganhar força com a construção de 95 unidades habitacionais em estilo de apartamentos. A construção será no centro da cidade, em área nobre.

A visitação foi encerrada no paço administrativo, onde a prefeitura está executando obra de ampliação para abrigar a Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

Renata Borges disse que aos vereadores que o governo tem feito tudo para proporcionar melhoria na qualidade de vida da população e que a harmonia entre os poderes é fundamental para o desenvolvimento do município. “O objetivo dessa reunião é mostrar aos vereadores tudo o que estamos fazendo em prol da comunidade araporense. A Câmara, como parceira da administração, tem uma parcela muito importante na consolidação do nosso projeto de fazer o melhor para o nosso povo”, concluiu a prefeita.