Imagem destaque notícia Prefeitura automatiza sistema de distribuição de água

Prefeitura automatiza sistema de distribuição de água

30/08/2017 - 14:20 DMAE

A Prefeitura de Araporã e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), implantaram o rádio transmissor e receptor para o controle do sistema de distribuição e abastecimento dos reservatórios dos setores Alvorada e Primavera. Os equipamentos custaram ao município R$ 6,2 mil e vai permitir o controle e o gerenciamento do sistema de distribuição, monitoramento do desperdício e evitando riscos de desabastecimento.

O sistema é simples, porém eficaz. Consiste no envio de sinal de rádio toda vez que o reservatório do Setor Primavera atingir sua capacidade. Conectado ao painel de controle das bombas, o sinal desliga automaticamente o bombeamento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) para o reservatório localizado no outro lado da cidade.

O principal benefício da automatização no setor de saneamento é o de tornar a operação do sistema mais eficiente, otimizando a distribuição de água de acordo com a necessidade e o consumo da população e tendo a economia como um dos principais pontos a serem levados em consideração.

Esse é apenas mais um dos investimentos realizados pela atual gestão no sistema de captação, tratamento e distribuição de água do município. Logo no início do ano, a prefeitura investiu pouco mais de R$ 4 mil para colocar em funcionamento a captação de água na barragem de Furnas, recondicionou bombas que estavam danificadas, além de adquirir novas bombas e painéis, dentre outros.

Com gestão eficiente e responsável, o atual governo vem aplicando os recursos públicos em ações que resultem em qualidade de vida e bem estar da comunidade.