Imagem destaque notícia PREFEITURA COBRA DO GOVERNO LIBERAÇÃO DE VERBA PARA CONTINUIDADE DE OBRA DE UBS

PREFEITURA COBRA DO GOVERNO LIBERAÇÃO DE VERBA PARA CONTINUIDADE DE OBRA DE UBS

23/04/2018 - 17:00 Administração

No dia 02 de março desse ano a Prefeitura de Araporã encaminhou ofício para o senhor Euler Augusto Linhares Brazil, diretor de Estrutura de Atenção Primária à Saúde, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES), informando sobre as condições da obra da Unidade Básica de Saúde no Conjunto Zequinha Cachoeira que se encontra paralisada e abandonada há vários anos. No ofício, assinado pela prefeita Renata Cristina Silva Borges, o diretor é informado que o município receberia incentivo financeiro no valor R$ 1.072.800,00 para a execução da obra que seria construída com tecnologia steel frame (sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural).

A obra foi iniciada na gestão da época mediante a liberação de duas parcelas dos recursos, sendo R$ 49.330,00 em 06/01/2014 e R$ 147.990,00 em 11/04/2014, totalizando R$ 197.320,00 do valor global de pactuação entre o município e o governo estadual, estabelecendo ainda prazo de 180 dias para conclusão. A partir daí, sem a liberação dos recursos, a obra foi paralisada.

Junto com o ofício, a prefeitura encaminhou relatório fotográfico informando o estágio em que a obra foi paralisada e as condições em que se encontrava a estrutura metálica, danificada e prejudicada pela ação do tempo. Como justificativa, o Poder Executivo municipal disse que a obra paralisada oferecia riscos de acidentes.

No dia 17 de abril deu-se inicio à desmontagem da estrutura, autorizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Desde o início do ano passado a atual gestão vem buscando junto aos órgãos competentes informações sobre a liberação dos recursos para que a obra possa ser retomada.

Preocupada com o bem estar coletivo, a Prefeitura de Araporã nunca se furtou de cobrar das autoridades competentes uma solução para esse problema e  garante que vai continuar cobrando do governo estadual a liberação do dinheiro para a conclusão da unidade de saúde.