Imagem destaque notícia PREFEITURA DE ARAPORÃ ALERTA SOBRE USO DE CEROL EM LINHA DE PIPA

PREFEITURA DE ARAPORÃ ALERTA SOBRE USO DE CEROL EM LINHA DE PIPA

26/07/2019 - 17:30 GECOM/Eventos

Prefeitura de Araporã alerta para os perigos na utilização de linha chilena e cerol, que já começam a ser constatada nesta época de férias com as brincadeiras de pipa. Os acidentes envolvendo estes materiais podem ser fatais.
O governo municipal e Polícia Militar fazem o alerta, entretanto, também cabe aos pais conferir se seus filhos estão usando o material perigoso.
É importante lembrar que o uso de cerol em linhas de pipa é proibido por lei e os pais do menor podem ser responsabilizados. A utilização de cerol ou de linha chilena é proibida desde 2002 em Minas Gerais e prevê multa de até R$ 1,5 mil para quem portar o material. Linha com cerol causa cortes graves no corpo e é responsável por fatalidades, principalmente contra motociclistas.

Confira as dicas de como soltar pipa com segurança:

• Não empine pipas perto de redes elétricas e prefira campos abertos para brincar com elas;
• Não faça pipas usando material de alumínio. Isso potencializa o perigo, já que em contato com fios de alta tensão provocam curtos-circuitos;
• Nunca tente retirar a pipa enroscada em fios de energia, bem como de cima de lugares altos como telhados ou postes, evitando assim o risco de cair;
• Não solte pipas em dias chuvosos. Elas podem atrair raios e conduzir a energia elétrica até a pessoa;
• Não solte pipas em locais movimentados de pessoas, principalmente no meio do trânsito. Mesmo sem cerol, a linha pode causar ferimentos graves em motoqueiros e ciclistas.

BRINCAR SÓ SE FOR SEGURO