Imagem destaque notícia PREFEITURA DE ARAPORÃ APRESENTA LAUDO DETALHADO DA PONTE AFFONSO PENNA

PREFEITURA DE ARAPORÃ APRESENTA LAUDO DETALHADO DA PONTE AFFONSO PENNA

13/05/2021 - 08:00 Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos

O laudo detalhado da Ponte Affonso Penna, solicitado à UFU, pela Prefeitura de Araporã, foi apresentado nesta quarta-feira (12/05) durante uma reunião no Auditório do CRAS de Araporã. Além de autoridades local, representantes da Prefeitura de Itumbiara também foram convidados para se inteirar da situação.

A equipe técnica da FECIV - Faculdade de Engenharia Civil, UFU – Universidade Federal de Uberlândia, coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Gustavo Delalibera, apresentou as seguintes sugestões:
-Carga máxima da ponte deve ser considerada a de veículo com até 2 toneladas, ou seja, veículos de passeio.

-Deverá ser implantado um controle rigoroso de fiscalização para a limitação do tráfego dos veículos. Ser restrito à passagem de UM VEÍCULO POR VEZ sobre a ponte.

A Equipe da FECIV também ressalta a necessidade de substituir todos os perfis danificados por carga excessiva ou corrosão; nivelar os pendurais, afim de evitar esforços de torção na ponte; aumentar as dimensões das seções transversais das diagonais e montantes nas regiões próximas aos apoios da ponte e substituir imediatamente os dormentes de concreto, por dormentes protendidos ou de madeira.

Araporã está empenhada na breve solução do problema, que além de proporcionar mais segurança vai preservar um bem cultural. O próximo passo agora é a prefeitura abrir licitação para a contratação da empresa que vai executar o serviço de reparos, nas falhas e danos da Ponte Affonso Penna.