Notícia

Imagem destaque notícia PREFEITURA DE ARAPORÃ DESENVOLVE AÇÃO PREVENTIVA DE SAÚDE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PREFEITURA DE ARAPORÃ DESENVOLVE AÇÃO PREVENTIVA DE SAÚDE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Araporã promoveu uma série de ações especiais voltadas para a saúde da mulher. No Hospital João Paulo II, a Secretaria da Saúde colocou à disposição das mulheres exames de ultrassom. Durante todo o dia foram realizados os exames encaminhados pelos médicos da saúde da família e agendados pela Secretaria. A equipe do hospital se mobilizou para atender a demanda de 46 exames. No laboratório de análises clínicas o atendimento também foi voltado para atender a programação comemorativa ao Dia da Mulher.

No período da tarde, o atendimento da Atenção Básica da Saúde foi mobilizado para levar carinho e atenção à mulher araporense. Toda a rede de atendimentos foi concentrada no PSF 1 (Centro). Usando como tema “A prevenção é a melhor saúde”, a Secretaria da Saúde e a prefeitura colocaram à disposição das mulheres atendimentos de demanda espontânea com médicos do PSF; aferição de pressão arterial; pedidos de exames de mamografia; coleta de material para exame preventivo (Papanicolau); fisioterapia com massagem corporal e palestra; Saúde Bucal com atendimento odontológico; palestras, orientações e dinâmicas com psicólogos; atualização do cartão de vacinas; orientação de combate ao mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya; distribuição de brindes e, nesse pacote de atendimentos, muita atenção, carinho e respeito para com as mulheres.

Para demonstrar todo seu respeito às homenageadas, a prefeitura ofereceu lanche de confraternização para as pessoas e autoridades que prestigiaram da ação em favor da saúde da mulher. Na oportunidade, reconhecendo a importância da mulher na formação da sociedade atual, a chefe do Poder Executivo lembrou que Araporã é uma cidade governada por mulheres. Ela também reafirmou o compromisso da administração de continuar trabalhando no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a valorização da mulher.

A Secretaria da Saúde lembrou que a mulher ocupa cada vez mais espaço no protagonismo político e social, mas destacou que apesar dos grandes avanços, o sexo feminino sofre com a violência doméstica, com agressões e com desigualdades no mercado de trabalho. E que a consciência e o respeito são os caminhos para mudar a realidade de um grande número de mulheres que ainda sofrem pela simples razão de ser mulher.

Os atendimentos no PSF tiveram continuidade com a equipe da saúde trabalhando até as 20h, quando foi encerrada a programação da saúde voltada para as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Agradecimentos

A secretária da Saúde parabenizou todas as equipes envolvidas na ação e aos parceiros que colaboraram para o sucesso do evento, dentre os quais os funcionários da secretaria, Atenção Básica da Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Unidades Básicas de Saúde, Hospital João Paulo II, Farmácia do Povo, equipe médica (PSF), coordenação, recepção, enfermagem, limpeza e o Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA).

Ela também agradeceu a presença da prefeita, do vice-prefeito, de todos os secretários e vereadores, ressaltando que somente com o apoio de cada um foi possível mostrar o quanto o município respeita e valoriza a mulher araporense. A secretária lembrou que prevenção é saúde e que a Secretaria da Saúde não mede esforços e trabalha incansavelmente para levar bem estar e qualidade de vida à mulher.

 GECOM – Gerenciamento de Comunicação