Imagem destaque notícia PREFEITURA DE ARAPORÃ DESENVOLVE AÇÃO PREVENTIVA DE SAÚDE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

11/03/2019 - 14:15 Saúde

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Araporã promoveu uma série de ações especiais voltadas para a saúde da mulher. No Hospital João Paulo II, a Secretaria da Saúde colocou à disposição das mulheres exames de ultrassom. Durante todo o dia foram realizados os exames encaminhados pelos médicos da saúde da família e agendados pela Secretaria. A equipe do hospital se mobilizou para atender a demanda de 46 exames. No laboratório de análises clínicas o atendimento também foi voltado para atender a programação comemorativa ao Dia da Mulher.

No período da tarde, o atendimento da Atenção Básica da Saúde foi mobilizado para levar carinho e atenção à mulher araporense. Toda a rede de atendimentos foi concentrada no PSF 1 (Centro). Usando como tema “A prevenção é a melhor saúde”, a Secretaria da Saúde e a prefeitura colocaram à disposição das mulheres atendimentos de demanda espontânea com médicos do PSF; aferição de pressão arterial; pedidos de exames de mamografia; coleta de material para exame preventivo (Papanicolau); fisioterapia com massagem corporal e palestra; Saúde Bucal com atendimento odontológico; palestras, orientações e dinâmicas com psicólogos; atualização do cartão de vacinas; orientação de combate ao mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya; distribuição de brindes e, nesse pacote de atendimentos, muita atenção, carinho e respeito para com as mulheres.

Para demonstrar todo seu respeito às homenageadas, a prefeitura ofereceu lanche de confraternização para as pessoas e autoridades que prestigiaram da ação em favor da saúde da mulher. Na oportunidade, reconhecendo a importância da mulher na formação da sociedade atual, a chefe do Poder Executivo lembrou que Araporã é uma cidade governada por mulheres. Ela também reafirmou o compromisso da administração de continuar trabalhando no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a valorização da mulher.

A Secretaria da Saúde lembrou que a mulher ocupa cada vez mais espaço no protagonismo político e social, mas destacou que apesar dos grandes avanços, o sexo feminino sofre com a violência doméstica, com agressões e com desigualdades no mercado de trabalho. E que a consciência e o respeito são os caminhos para mudar a realidade de um grande número de mulheres que ainda sofrem pela simples razão de ser mulher.

Os atendimentos no PSF tiveram continuidade com a equipe da saúde trabalhando até as 20h, quando foi encerrada a programação da saúde voltada para as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Agradecimentos

A secretária da Saúde parabenizou todas as equipes envolvidas na ação e aos parceiros que colaboraram para o sucesso do evento, dentre os quais os funcionários da secretaria, Atenção Básica da Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Unidades Básicas de Saúde, Hospital João Paulo II, Farmácia do Povo, equipe médica (PSF), coordenação, recepção, enfermagem, limpeza e o Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA).

Ela também agradeceu a presença da prefeita, do vice-prefeito, de todos os secretários e vereadores, ressaltando que somente com o apoio de cada um foi possível mostrar o quanto o município respeita e valoriza a mulher araporense. A secretária lembrou que prevenção é saúde e que a Secretaria da Saúde não mede esforços e trabalha incansavelmente para levar bem estar e qualidade de vida à mulher.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação