Imagem destaque notícia Prefeitura de Araporã e Secretaria da Saúde suspendem procedimentos eletivos

Prefeitura de Araporã e Secretaria da Saúde suspendem procedimentos eletivos

28/05/2018 - 18:26 Saúde

Nessa segunda-feira (28) a Prefeitura de Araporã e a Secretaria Municipal da Saúde anunciaram a suspenção temporária de consultas, exames e cirurgias eletivas e de rotina. Os insumos que seriam utilizados nos procedimentos agendados foram realocados para suprir os atendimentos de urgência e emergência, bem como o funcionamento das unidades de Atenção Primária, como os PSF’s. Pacientes com procedimentos eletivos já agendados estão sendo informados e terão o atendimento remarcado. Visitas domiciliares e visitas na zona rural também foram suspensas.

Na tarde de segunda-feira a secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira reuniu a equipe de trabalho e responsáveis pelas unidades de saúde para decretar estado de alerta, tendo em vista a baixa nos estoques de combustíveis, alimentos e insumos provocada pela paralisação do setor de transporte rodoviário no país. “O desabastecimento chegou em Araporã. Graças a uma gestão eficiente dos recursos públicos, o município demorou um pouco mais do que outras cidades para sentir o efeito dessa crise, mas estamos sendo afetados e é preciso repensar as estratégias para mantermos os atendimentos de urgência e emergência”, disse a secretária.

Assim sendo, a prefeitura e a Secretaria da Saúde informam que, além de urgência e emergência, serão mantidos os atendimentos e procedimentos considerados essenciais, como o transporte de pacientes oncológicos (câncer) e renais (hemodiálise) que fazem tratamento em outros municípios.

A secretária pediu a compreensão da comunidade e reforçou que o governo municipal está envidando todos os esforços para minimizar o impacto para a comunidade, e para que a mesma não fique desassistida do direito básico à saúde. Se as medidas de urgência não forem adotadas, o desabastecimento de itens considerados essenciais, como combustível, medicamento e gêneros alimentícios pode comprometer até mesmo o atendimento de urgência e emergência, com internações e partos, por exemplo. “A exemplo do restante do país estamos acompanhando e torcendo pelo desenrolar das negociações entre o governo e os líderes da categoria para retornarmos o aporte de serviços e atendimentos que a prefeitura leva diariamente à comunidade araporense”, assinalou Carla Ferreira.