Imagem destaque notícia Prefeitura de Araporã entrega R$ 63 mil para Hospital de Câncer de Barretos

Prefeitura de Araporã entrega R$ 63 mil para Hospital de Câncer de Barretos

28/08/2017 - 14:36 Administração GECOM/Eventos

Festa do Peão de Boiadeiro arrecada alimentos e dinheiro que é destinado para hospital

A prefeita Renata Cristina Silva Borges e o vice-prefeito Roberto Wanderley do Nascimento reuniram os membros da Comissão Organizadora da 16ª Festa do Peão de Boiadeiro de Araporã e da Comissão de Arrecadação e Distribuição de Alimentos para fazer a entrega dos donativos e da arrecadação da bilheteria resultante da realização da festa que aconteceu no mês de agosto ao Hospital de Câncer de Barretos. A entrega dos donativos aconteceu na sexta-feira (25). Também participou da entrega a coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos no município de Araporã, Carla Ferreira Oliveira Teixeira.

Na oportunidade, a comitiva liderada pela prefeita Renata Borges foi recepcionada pelo assistente de captação de recursos e departamento financeiro do Hospital de câncer de Barretos, José Renato Ribeiro.

A comitiva de Araporã entregou ao hospital um cheque simbólico no valor de R$ 63.340,00 resultante da bilheteria do último dia festa; 2.225 litros de leite; 1.085 litros de óleo e 237 mil unidades de copos descartáveis arrecadados nos três primeiros dias. “Nós de Araporã e toda a comissão organizadora agradecemos a cada pessoa que prestigiou a 16ª Festa do Peão de Boiadeiro, pois foi através da participação de você que foi possível proporcionar essa ajuda para as pessoas que fazem tratamento contra o câncer. É uma ajuda pequena, mas de grande importância para o hospital que atendimento gratuito a mais de quatro mil pacientes por dia. Aqui o dinheiro é aplicado em favor de quem realmente necessita. O nosso muito obrigado e até a próxima festa e, desde já, contamos com a participação de vocês para que esse projeto seja continuado beneficiando cada mais um número maior de pessoas”, disse a prefeita Renata Borges.

Após a entrega do cheque e dos donativos, a comitiva de Araporã foi convidada a almoçar no restaurante do hospital onde pode testemunhar o zelo e o cuidado na preparação das refeições que são servidas gratuitamente para pacientes, acompanhantes, funcionários e colaboradores.

Em seguida, a comitiva araporense teve a oportunidade de conhecer vários setores do hospital durante visita guiada com o representante da entidade. Um dos momentos emocionantes da visita foi a visita à Capela de Nossa Senhora do Pilar. Foi quando a prefeita Renata Borges, numa demonstração de humildade e fé, agradeceu a oportunidade de, através do seu trabalho, reunir pessoas compromissadas em torno de um projeto solidário em favor de quem precisa. A prefeita também pediu forças para dar continuidade ao trabalho em favor do Hospital de Câncer de Barretos.

Outro ponto emocionante da visitação foi na ala infantil do hospital que conta com 45 leitos e está em fase de expansão para oferecer ainda mais dignidade a um número maior de pacientes.

Estrutura

Tudo no Hospital de Câncer de Barretos é grandioso. A começar pelos resultados. O Hospital de Câncer de Barretos é uma das maiores unidades de saúde da América Latina. Referência no tratamento e na prevenção contra o câncer, o hospital atende a mais de quatro mil pacientes por dia. Diariamente atende pessoas de 2.032 municípios brasileiros, além do Paraguai, Uruguai e Argentina.

Ali são servidas mais de oito mil refeições, divididas cinco vezes ao dia. O consumo diário gira em torno de 320 litros de litros de leite; 470 kg de feijão e 320 kg de carne, além de 175 mil copos descartáveis ao mês.

O gasto mensal é de R$ 35 milhões. Através do SUS, o governo federal repassa R$ 15 milhões para o hospital. O restante é complementado pelas campanhas, ações e doações realizadas em todo o Brasil.

Segundo José Renato, todas as doações são de extrema importância, pois é através delas que a instituição consegue manter o atendimento a milhares de pessoas diariamente.

Entre os meses de janeiro e julho desse ano, 309 atendimentos encaminhados por Araporã foram realizados pelo Hospital de Câncer de Barretos. Esses pacientes contam com transporte fornecido pela Prefeitura, além de da Casa de Apoio.