Imagem destaque notícia Prefeitura de Araporã está concluindo a implantação do Prontuário Eletrônico na saúde

30/10/2017 - 17:21 Saúde

A Secretaria da Saúde, juntamente com a Prefeitura de Araporã e a Atenção Básica à Saúde, está concluindo o cadastro eletrônico de todos os usuários do sistema público de saúde. A conclusão do cadastramento está prevista para essa quarta-feira (1º de novembro). A partir daí será iniciado o sistema de Prontuário Eletrônico, integrando toda a rede pública de saúde do município.

Para a implantação do prontuário Eletrônico todos os servidores da saúde, da recepção ao consultório médico estão passando por treinamento ministrado pela equipe técnica da empresa Governa.

Todo esse trabalho teve início com a aquisição de tablets e capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias.  A partir daí foi iniciado o cadastro de todos os moradores de Araporã, tanto no perímetro urbano quanto na zona rural. Os dados levantados pelas equipes de campo estão compondo o Prontuário Eletrônico.

O sistema permitirá que médicos consultem o histórico do paciente, com informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações prescritas. O médico conseguirá ainda consultar se a medicação que ele pretende recomendar está disponível na farmácia popular do município.

Além de dinamizar, agilizar e dar mais precisão no atendimento, a medida ajudará também a reduzir custos ao evitar, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas inadequadas de medicamentos, uma vez que todas as unidades de saúde do município estarão integradas ao sistema.

Investimentos como esses feitos pelo governo municipal, além de atender as determinações do Ministério da Saúde para a Atenção Básica, tem por objetivo melhorar o atendimento à comunidade que ganha mais qualidade, respeito e dignidade.