Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia Prefeitura de Araporã intensifica coleta seletiva

Prefeitura de Araporã intensifica coleta seletiva

21/02/2018 - 08:59 Agropecuária e Meio Ambiente

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, e apoio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAGRO) intensificou ainda mais o trabalho de Coleta Seletiva. O trabalho que foi intensificado nessa semana (desde o dia 19), percorrerá todo o Bairro Alvorada em parceria com a Cooperativa de Triagem, Reciclagem e Compostagem Nascer do Sol (Coopersol). De acordo com o cronograma toda segunda e sexta-feira a coleta seletiva será realizada entre as 7h e 12h. Nesses dias a coleta com o caminhão compactador será remanejada para outro horário.

Ao executar a coleta seletiva a prefeitura cumpre a legislação municipal e federal que determina a responsabilidade compartilhada. O não cumprimento dessa legislação pode acarretar em sanções penais e administrativas, tanto para a Gestão Pública, quanto para os moradores locais. 

Portanto o governo municipal, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, SEAGRO e a Coopersol, solicita o apoio e a colaboração da comunidade no sentido de separar em suas residências os resíduos sólidos secos (lixo doméstico) do lixo molhado, o que já é uma obrigação legal estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme a Lei 12.305/2010.

Os moradores deverão separar seus lixos domésticos (seco), colocando-os para fora de suas residências somente nos dias do cronograma (segunda e sexta-feira) para a coleta que será realizada pelos agentes da Coopersol entre as 7h e 12h.

Após a coleta, esse resíduo é encaminhado para a sede da Coopersol, na Fazenda Mutum, para o trabalho de seleção, enfardamento e destinação ambientalmente correta.

O cumprimento dessas medidas será monitorado e fiscalizado pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que possui em sua estrutura, uma diretoria ambiental exclusiva, que monitora, fiscaliza e aplica multas no casos do descumprimento destas leis ambientais, sendo parceiros também os fiscais do Código de Postura, e o Ministério Público Estadual.

Para facilitar o trabalho dos catadores, segue abaixo exemplos de resíduos sólidos (lixo seco) que são recicláveis e que não devem ser misturados com outros tipos de resíduos (lixo - restos de comida e restos de óleo/gorduras usados), e (lixo contaminados, tais como papel higiênico, fraldas, absorventes e animal morto);

PLÁSTICO E ISOPOR RECICLÁVEL

PAPEL RECICLÁVEL

Copos

Envelopes

Garrafas

Jornais e Revistas

Sacos/Sacolas

Listas Telefônicas

Frascos de produtos desodorantes (perfumaria)

Papel Sulfite/Rascunho

Embalagens Pet (refrigerantes, Óleo, Vinagre)

Papel de Fax

Canos e Tubos de PVC

Folhas de Caderno

Caneta (Sem a tinta)

Formulários de Computador

Tampas

 Caixas em Geral

Embalagens tipo Tupperware

 Cartazes Velhos

Embalagens de produto de limpeza em geral

 Embalagens longa vida, tipo Tetrapak *

VIDRO RECICLÁVEL

METAL RECICLÁVEL

Potes de conservas

Tampinhas de Garrafas

Embalagens

Latas

Garrafas

Enlatados

Copos

Panelas sem cabo

Cacos dos produtos citados

Ferragens

Vidros Especiais (Tampa de forno e micro ondas)

Arames

Garrafas

Chapas

.....

Canos

.......

Pregos

......

Cobre

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias