Imagem destaque notícia PREFEITURA DE ARAPORÃ VAI VACINAR CÃES E GATOS CONTRA A RAIVA

PREFEITURA DE ARAPORÃ VAI VACINAR CÃES E GATOS CONTRA A RAIVA

01/08/2018 - 09:26 Saúde

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde, através do setor de zoonoses do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, vão iniciar no dia 06 de agosto a edição 2018 da Campanha de Vacinação Antirrábica. Preconizada no calendário vacinal do Ministério da Saúde, a campanha vai imunizar cães e gatos contra a raiva animal. Nos primeiros 30 dias da campanha a equipe técnica vai percorrer todos os domicílios da zona rural levando a vacina gratuitamente aos locais mais longínquos.

O objetivo é garantir 100% de cobertura vacinal. Para tanto, a segunda fase da campanha que será iniciada em setembro vai atender a zona urbana. De forma itinerante, a vacinação será levada às praças públicas do município. O cronograma de vacinação do mês de setembro para a zona urbana será informado à comunidade pela Secretaria da Saúde até o final do mês de agosto.

Informações úteis:

*A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;

*O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal;

*A vacinação é anual;

*Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;

*Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;

*Banho deve ser normal.

Outras informações:

*Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;

*Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;

*Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

* Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

*Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;

*Identifique o animal agressor e seu proprietário;

*Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;

*Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 3284-9566.