Imagem destaque notícia Prefeitura e SEBRAE promovem mutirão do MEI

Prefeitura e SEBRAE promovem mutirão do MEI

25/05/2018 - 15:00 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

A prefeitura de Araporã, juntamente com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), através do Cadúnico, realizará nos dias 29 e 30 em parceira com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) um mutirão do MEI (Microempreendedor Individual).

O mutirão terá a frente Marcílio Ribeiro Borges e sua equipe. Marcilio é consultor do Sistema Sebrae-MG, atua na Regional de Uberlândia junto ao Balcão Sebrae na área de atendimento a empresários e futuros empresários, especificamente nas áreas de Plano de Negócio, Conjuntura Econômica, Fluxo de Caixa, Negociação de Dividas, Constituição de Cooperativas e Crédito Orientado.

No dia 29, haverá uma palestra sobre os desafios, oportunidades e inovação para o microempreendedor individual. Os participantes poderão sanar as dúvidas e receberão dicas de como empreender para o sucesso. Será realizado no plenário da Câmara Municipal de Araporã, das 18:30 às 20:00h.

No dia 30, haverá o mutirão de atendimento para abertura de empresas. Será realizado no Telecentro Ruth Ribeiro, das 08:00 às 12:00h.

O que é o MEI?

O MEI é uma forma de regularização de quem trabalha por conta própria, ou deseja, empreender. Sendo microempreendedor individual, é possível ter CNPJ, emitir notas fiscais (apesar da desobrigatoriedade), contratar um funcionário e contribuir para a aposentadoria. O MEI também não precisa ter um contador, embora seja indicado em alguns casos.

O microempreendedor individual, pode faturar até R$ 81.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria. O MEI é enquadrado no Simples Nacional e isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).