Imagem destaque notícia Prefeitura e Secretaria da Saúde de Araporã preparam campanha de vacinação contra Influenza

11/04/2018 - 16:56 Saúde

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde, juntamente com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e a Superintendência Regional de Saúde, elaboram plano de estratégia para a realização da 29ª Campanha de Vacinação contra a Influenza na rede pública do município. Este ano a campanha terá início no dia 23 de abril, seguindo até o dia 1º de junho e terá como público alvo prioritário crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) trabalhadores em saúde, indivíduos com 60 anos ou mais, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis mediante prescrição médica.

A campanha terá mobilização no dia 12 de maio com a realização do Dia D. Nesse dia, as ações será desenvolvidas no PSF 1 (Setor Centro), entre as 8h e 16h.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos de influenza, como o H1N1, H3N2 e o B. A vacina é contraindicada para uso por indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo ou seus derivados, às proteínas de galinha, a qualquer componente da vacina (ou seja, como definido na composição, incluindo os resíduos de fabricação), ou após a administração prévia desta vacina ou outra vacina contendo os mesmos componentes.

Atenção doadores de sangue!

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra a influenza devem ser considerados como inaptos, temporariamente, pelo período de 48 horas.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, respirar ou pelas mãos, que após contato com pessoas recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.