Imagem destaque notícia Prefeitura e Tribunal de Justiça inauguram extensão do Judiciário em Araporã

Prefeitura e Tribunal de Justiça inauguram extensão do Judiciário em Araporã

27/04/2017 - 00:25

O município de Araporã acaba de ganhar a extensão do Tribunal de Justiça. A solenidade de inauguração que aconteceu na manhã de quarta-feira, 26, marcou a programação festiva do 25º aniversário de emancipação político-administrativo da cidade. Na oportunidade, a prefeita Renata Cristina Silva Borges e o juiz de Direito e diretor do Fórum de Tupaciguara, Pedro Guimarães Pereira entregaram esse importante benefício para a comunidade araporense. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito e secretário da Saúde, Roberto Wanderley do Nascimento; presidente da Câmara, Wilson Roberto Ribeiro; secretários, vereadores e representantes de todos os segmentos da sociedade. O benefício só foi possível graças ao convênio assinado entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais com o objetivo de facilitar o acesso à justiça a todos jurisdicionados que residem no município. A prefeitura disponibilizou a estrutura física e pessoal para abrigar a extensão do TJ. Para o presidente da Câmara, Wilson Roberto Ribeiro, a implantação do TJ no município é um marco importante na história do município. Ele parabenizou a prefeita pela iniciativa e ao juiz Pedro Guimarães pela sensibilidade em atender uma antiga reivindicação das autoridades e comunidade araporense. “Só temos que parabenizar e agradecer, pois sabemos quantos benefícios a extensão do TJ vai trazer para nossa comunidade que não vai precisar se deslocar até Tupaciguara em busca de atendimento junto à justiça” assinalou. Conforme a procuradora do município, Ana Maria Teixeira Rocha, a partir de agora as audiências e outras funções da atividade jurisdicional de interesse do povo de Araporã serão realizadas diretamente no município, facilitando o acesso da comunidade à justiça. “Essa é uma conquista do povo de Araporã, graças à sensibilidade da prefeita Renata Borges e do excelentíssimo juiz doutor Pedro Guimarães. Essa iniciativa garante o cumprimento da Constituição que diz que é direito do cidadão ter acesso à justiça. E é dessa forma que a cidade de Araporã acaba de ganhar um importante benefício”, destacou. Ao falar da inauguração, o juiz Pedro Guimarães Pereira disse que trata-se de um importante marco, pois tornará possível o exercício pleno da cidadania, facilitará o acesso ao judiciário, bem como dará ênfase ao princípio da dignidade humana. Ele explicou que, inicialmente, as audiências de conciliação serão realizadas uma vez por mês no município. Mas que poderá ser expandido, quando houver necessidade, para atender a demanda. “A realização desse projeto está sendo possível porque a prefeita nos procurou e solicitou a extensão da justiça para Araporã. Vamos garantir um atendimento de forma digna a toda comunidade. Eu acredito que no futuro Araporã vai ser referência e servirá de modelo para o Estado de Minas Gerais no que se refere ao atendimento à Justiça Itinerante. É um prazer fazer parte de momento muito importante para a cidade e para a comunidade”, disse o juiz. Segundo a prefeita, de todas as obras que serão entregues no aniversário da cidade, a extensão do TJ é considerada por ela como a mais importante, pois representa o direito à cidade e dignidade ao povo araporense. “Agradeço de coração o trabalho do Dr. Pedro Guimarães por Araporã. Hoje podemos dizer que Araporã virou uma cidade. Não somos comarca, mas hoje temos uma extensão do Fórum. A conquista da extensão do Tribunal de Justiça foi uma luta nesses 25 anos da nossa cidade, mas nós conseguimos e agradecemos ao juiz da nossa comarca pelo empenho e pela sensibilidade em atender a nossa reivindicação”, assegurou a prefeita. Ao final da cerimônia de inauguração, a prefeita Renata Borges, em nome do povo araporense, entregou uma homenagem ao juiz Pedro Guimarães, através de uma placa. Logo em seguida as autoridades descerraram a placa inaugural, consolidando a extensão do Tribunal de Justiça que passa a funcionar no município. Cidade de Araporã É pra você que a gente trabalha! Xinguinha (presidente da Câmara), Juiz Pedro Guimarães e Renata Borges (prefeita) (Copy)
Ana Maria Teixeira (procuradora), Xinguinha (presidente da Câmara), Juiz Pedro Guimarães, prefeita Renata Borges e vereador Laciel Alves (Copy)
Corte da fita inaugural (Copy)
Descerramento da placa inaugural (1) (Copy)
Descerramento da placa inaugural (Copy)
Edna Américo, juiz Pedro Guimarães, prefeita Renata, Aline, Ana Maria Teixeira Rocha (procuradora do município de Araporã) e Roberto Wanderley (vice-prefeito) (Copy)
Estrutura da extensão do TJ (1) (Copy)
Estrutura da extensão do TJ (2) (Copy)
Estrutura da extensão do TJ (Copy)
Fotos 699 (Copy)
Fotos 703 (Copy)
Fotos 713 (Copy)
Fotos 721 (Copy)
Fotos 761 (Copy)
Fotos 849 (Copy)
Fotos 854 (Copy)
Juiz Pedro Guimarães com as servidoras do TJ cedidas pela Prefeitura, Edna Américo e Aline (Copy)
Momento em que o juiz recebe da prefeita placa de homenagem (1) (Copy)
Momento em que o juiz recebe da prefeita placa de homenagem (2) (Copy)
Momento em que o juiz recebe da prefeita placa de homenagem (3) (Copy)
Momento em que o juiz recebe da prefeita placa de homenagem (Copy)
Simulação de audiência de conciliação (1) (Copy)
Simulação de audiência de conciliação (Copy)