Imagem destaque notícia PREFEITURA ENCERRA AÇÃO EDUCATIVA NO COMBATE AO COVID-19 E RELATÓRIO DO TRABALHO VAI NORTEAR AS PRÓXIMAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO

22/07/2020 - 13:00 Saúde Covid-19

Entre os dias 06 e 17 de julho, a Prefeitura de Araporã e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mobilizaram uma força tarefa que teve por objetivo conscientizar a população sobre o novo coronavírus. Mais de cinqüenta funcionários de diferentes setores da administração foram mobilizados para essa ação de enfrentamento que consistiu em levar à população orientação de prevenção e dicas de higiene, distanciamento social, uso e distribuição de máscaras. A ação foi desenvolvida junto com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Atenção Básica da Saúde e Comitê de Enfrentamento ao Covid-19.
Para garantir 100% de cobertura, a cidade de Araporã foi divida em oito regiões. As equipes também foram divididas em turnos (matutino e vespertino). População, comércio, visitantes, todos foram abordados e orientados sobre a importância de cada um fazer a sua parte para combater o coronavírus.
Conforme a secretária da Saúde, com base nos relatórios apresentados pelas equipes, o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 vai traçar as próximas diretrizes de combate à pandemia. Ele destacou a atuação de toda a equipe e disse que o município de Araporã deu um passo importante na luta contra o coronavírus.
Para a prefeita, a pandemia que paralisou o planeta só poderá ser vencida com a conscientização da comunidade com relação à adoção das medidas de segurança (individual e coletiva). Até aqui, o município já adotou diversas medidas como a restrição do funcionamento das atividades não essenciais, adotou sistema de atendimento online nas repartições públicas, instalou barreiras sanitárias, distribui máscaras, escalonou horários pra o funcionamento do comércio, dentre outras. “Ainda assim, o poder público sozinho não consegue frear o avanço do coronavírus. É preciso que cada um faça a sua parte. É difícil manter o isolamento social? É sim, mas ele é importante para frearmos o avanço dessa doença. Muito mais difícil é termo que enfrentar um isolamento obrigatório no leito de um hospital, de uma UTI. Juntos nós vamos vencer esse mal”, disse a prefeita.
A secretária da Saúde encerrou a reunião reforçando a importância de manter o rigor das medidas preventivas e disse que nessa semana a população será informada sobre os próximos passos dessa luta coletiva em favor da vida.