Imagem destaque notícia Prefeitura encerra atividades da semana mundial do meio ambiente

Prefeitura encerra atividades da semana mundial do meio ambiente

19/06/2017 - 09:49 Agropecuária e Meio Ambiente

Prefeitura encerra atividades da semana mundial do meio ambiente

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou entre os dias 05 e 09 de junho as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente. O encerramento da semana aconteceu na sexta-feira (09. O evento que foi voltado para os produtores rurais ocorreu na sede da Fazenda Caridade, de propriedade de Arthur Lourenço Borges e Maria de Fátima Costa Borges, sendo que cerca de 160 pessoas participaram da mobilização e conscientização ambiental. Produtores Rurais foram agraciados pela EMATER/MG, representados pelos Coordenadores Regionais de Uberlândia, Ademar Franco Guimarães e Suzana Kanadani Campos, com palestras sobre o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), e Saneamento Rural – Alternativas para o tratamento adequado do esgoto doméstico. O engenheiro agrônomo Adriano de Araujo e Silva e Teriovaldo Ferreira Marques, técnicos responsáveis pela sede e extensão da EMATER de Araporã, distribuíram materiais didáticos com orientações sobre agricultura familiar dentre outros.

Durante o evento professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira, animou o público com apresentações musicais. Durante o evento professores da Escola de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira, animou o público com apresentações musicais, mais a atração maior foi do cantor Lucas Viola, semi-finalista do programa The Voice Kids que encantou todos os presentes com seu carisma e voz gigantesca, além de levantar os aplausos dos produtores rurais, Lucas Viola fez dupla sertaneja cantando com a prefeita Renata Borges, os “modão de viola”. O pai de Lucas Viola, Leonel Lima Araújo como sempre, se emocionou ao assistir a apresentação do filho.

Logo após, a prefeita Renata Borges agradeceu nominalmente cada produtor e seus familiares presentes, falou sobre o avanço das causas ambientais na atualidade, e que conhecimento sobre o Meio Ambiente, licenças ambientais, e instruções da legislação ambiental, muito contribui com o produtor rural, e os auxiliam na prática do  que é ambientalmente correto, livrando- os de multa e outros aborrecimentos. Renata Borges informou que não vem medindo esforços para que nossos produtores rurais tenham um atendimento de qualidade junto aos órgãos ambientais, e que está trazendo este atendimento para o próprio Município de Araporã, através da Secretaria de Meio Ambiente, e EMATER, evitando assim, que eles necessitem madrugar nas filas dos órgãos ambientais de Uberlândia, em busca de atendimento e até mesmo informações cotidianas.

O secretário Luiz Carlos Guerino, expressou seus agradecimentos à prefeita Renata Borges, aos secretários, diretores, Gecom, setores empresariais e demais funcionários da Prefeitura Municipal que prestigiaram os eventos, saudando sua equipe de funcionários da pasta da Sec. de Agricultura e Meio Ambiente, pelo comprometimento e dedicação durante toda semana. Luiz disse ainda que estava muito feliz com o acolhimento e o êxito do evento, principalmente com o respaldo da prefeita Renata Borges, através de seus demais assessores, que muito contribuíram para que toda a semana mundial do meio ambiente fosse um sucesso, atingindo o objetivo da sustentabilidade, preservação e educação ambiental.

Ao final foi entregue pela prefeita Renata Borges e o secretário Luiz Guerino uma placa de homenagem aos anfitriões da sede, Arthur Lourenço e sua esposa Maria de Fátima Costa Borges, reconhecidos como produtores rurais “Amigos do Meio Ambiente”.

Todas as ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente durante a Semana Mundial do Meio Ambiente foram apoiadas pela Prefeitura de Araporã.