Imagem destaque notícia PREFEITURA ENTREGA REVITALIZAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GUIA

PREFEITURA ENTREGA REVITALIZAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GUIA

23/12/2019 - 10:12 Educação e Cultura

A Prefeitura de Araporã entregou na noite de quarta-feira (18) a reforma e revitalização da Paróquia Nossa Senhora da Guia. O evento que reuniu a comunidade foi iniciado com missa em ação de graças que contou com a participação do bispo da Diocese de Uberlândia, Dom Paulo Francisco Machado e de representantes de igrejas católicas das cidades da região, além da prefeita municipal, secretários e vereadores.
Construída em 1931, a Igreja Nossa Senhora da Guia é um bem tombado como patrimônio cultural do Município de Araporã, por meio do Decreto nº 279/2.000. Tendo em vista sua importância como patrimônio histórico e cultural, a Prefeitura de Araporã investiu recursos da ordem de R$ 96.711,91 num amplo projeto de reforma e revitalização da paróquia. Os recursos foram disponibilizados pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, alimentados pela Lei Robin Hood, com anuência do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Araporã. A obra teve início no fim de outubro, contando com intervenções no telhado e torre, pintura, serviços elétricos, sonorização e a restauração eu devolveu à igreja sua escadaria original e implantou rampas de acessibilidade. A próxima etapa consiste na iluminação com instalação de lustre e um cruzeiro.
Durante a solenidade de entrega da revitalização, o padre José Antônio da Silva disse que quem ganha com a benfeitoria é a comunidade de Araporã e agradeceu a iniciativa da Prefeitura de aplicar os recursos da cultura na reforma da Igreja que é um patrimônio cultural do povo araporense.
O bispo Dom Paulo Francisco também destacou a importância do município destinar os recursos na recuperação, conservação e preservação da Paróquia Nossa Senhora da Guia. Ele disse que a obra é de extrema importância para o patrimônio cultural e religioso da cidade.
Para a coordenadora da Cultura, a obra de revitalização foi um trabalho realizado a muitas mãos. Ela agradeceu a iniciativa da Prefeitura e pontuou o envolvimento de vários setores administrativos e a dedicação de servidores para que a paróquia tivesse suas características restauradas. “A cultura de um povo é o seu maior patrimônio e preservá-la é resgatar a história. Perpetuar valores é permitir que as novas gerações não vivam sobre o anonimato”, assinalou.
Conforme a secretária da Educação e Cultura do município de Araporã, a história de um povo é o seu maior patrimônio e isso deve ser passado de geração em geração. Recuperar e preservar o patrimônio cultural é uma das formas de passar para as gerações futuras a herança da cultura regional. “Esse é um momento muito importante para a história de Araporã, pois entregamos hoje ao povo araporense a revitalização de um dos principais símbolos da nossa história. O município tem na cultura uma das principais bandeiras da identidade da nossa gente. Através da realização de eventos, da preservação dos bens tombados e ações como visitas pedagógicas guiadas onde os alunos têm a oportunidade de conhecer a história da nossa gente, estamos garantindo que os nossos valores culturais sejam perpetuados. Todos os envolvidos nessa obra estão de parabéns pelo brilhante trabalho aqui realizado”, enalteceu a secretária.
O vice-prefeito elogiou a qualidade do trabalho realizado na revitalização da paróquia e disse que Araporã é uma cidade que respeita sua origem histórica e preserva a sua identidade cultural.
Segundo a prefeita, a história de um povo se constrói com trabalho e a Paróquia Nossa Senhora da Guia é a herança da luta das gerações passadas. “O que podemos deixar de herança é a nossa história. Em respeito à memória dessa trajetória de luta na qual a biografia de Araporã foi e é escrita, enquanto gestores, temos o dever de preservar, conservar e recuperar os fragmentos da nossa história. Nessa igreja eu tenho a doce lembrança da minha infância e hoje eu tenho o orgulho de poder resgatar uma parte da nossa história e entregar à comunidade uma obra bonita, rica e cheia de significados na vida de todos nós. A Paróquia Nossa Senhora da Guia é um dos nossos principais cartões postais e um monumento cultual intocável. Nesse processo de restauração da paróquia tivermos a dedicação de muita gente e nós podemos dizer apenas obrigado a cada um. A comunidade merece um templo bonito para agradecer a Deus as nossas conquistas e pedir Sua permissão para continuarmos tendo uma vida abençoada”, disse.
A prefeita assumiu o compromisso de concluir o projeto de revitalização da paróquia com a instalação do lustre e do cruzeiro.
Logo em seguida, as autoridades eclesiásticas, os representantes do poder público e a comunidade tomaram parte no descerramento da placa inaugural e participaram de jantar de confraternização que celebrou a inauguração da revitalização da Paróquia Nossa Senhora da Guia.