Imagem destaque notícia Prefeitura fará entrega da 1ª etapa do novo hospital de Araporã

Prefeitura fará entrega da 1ª etapa do novo hospital de Araporã

03/07/2017 - 14:02 Saúde

Prefeitura fará entrega da 1ª etapa do novo hospital de Araporã

A Prefeitura de Araporã entrega nessa semana a primeira etapa da ampliação do novo Hospital Municipal João Paulo II. A inauguração vai acontecer no sábado, 08 de julho, às 19h quando a cidade vai receber uma estrutura à altura do seu povo. Trata-se de uma obra moderna, que impressiona pela beleza e ainda mais pela funcionabilidade proposta após sua inauguração. A entrega será feita pela prefeita Renata Cristina Silva Borges e pelo secretário da Saúde, Roberto Wanderley do Nascimento em solenidade que vai contar com a presença da população.

Orçada em R$ 360 mil, a obra recebeu recursos municipais. O hospital ganhou nova e ampla recepção, novo Pronto Socorro, Pronto Atendimento Infantil (PAI) com atendimento pediátrico, sala de estabilização, sala de repouso dos motoristas da ambulância e arborização na parte externa. A recepção será totalmente climatizada.

Responsável pelo atendimento médio de 2,5 mil pessoas ao mês, a nova estrutura do o Hospital João Paulo II vai permitir redefinir a organização do fluxo de atendimento, melhorando e otimizando o acolhimento dos pacientes.

Com a conclusão dessa etapa, o governo municipal pretende investir na melhoria interna do hospital, com a ampliação no número de leitos, e na estrutura física, dando continuidade ao projeto do novo hospital na sua integralidade. É importante destacar que o Hospital João Paulo II é dotado de um dos melhores centros cirúrgicos da região. Além disso, conta com Centro de Material e Esterilização e climatização de todos os quartos da enfermaria.

Para comemorar esse marco na história do município, a prefeitura preparou um dia de muitas atividades que terão início às 13h com o evento Rua de Lazer Itinerante. Toda a estrutura do evento de recreação será montada na Praça Waldomira Neves Ferreira e vai proporcionar diversão e lazer a toda comunidade com gincanas, parque inflável, atividades esportivas, dança, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé, e muito mais. O evento é aberto a toda comunidade e vão até as 17h.

Depois da inauguração do hospital, a festa continua com o show Talentos da Terra, a partir das 21h, na Praça Waldomira Neves Ferreira.

O começo

A unidade de saúde tem origem em 1975 quando a construtora Mendes Júnior instalou no Distrito de Alvorada uma vila para abrigar os operários que trabalhavam na construção da Usina de Furnas. Surgiu como ambulatório e, acompanhando o desenvolvimento social e econômico do município, passou por várias fazes até chegar ao momento atual, tornando-se numa referência para a região.

Com o fim da construção da represa, o prédio do ambulatório foi adquirido pela Associação dos Lavradores e Fornecedores de Cana de Araporã (APLANA). Logo depois, foi cedido ao município, passando à denominação de Hospital Municipal João Paulo II. O imóvel continuou pertencendo à APLANA.

No final de 2013 iniciou negociação para aquisição da área do hospital que foi concluída em 2016 ao custo de R$ 1,7 milhão. Atualmente, toda a estrutura pertence à Prefeitura e é patrimônio do povo araporense. O registro histórico do hospital é retratado no livro Nascer do Sol – Araporã um século de história -, do escritor Brasilaves Borges (Alfa Gráfica Editora, 2014).