Imagem destaque notícia Prefeitura inicia mutirão de limpeza de combate à dengue

Prefeitura inicia mutirão de limpeza de combate à dengue

23/11/2017 - 16:04 Saúde

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde deram início nessa semana ao mutirão de limpeza de combate à dengue e outras pragas. O serviço está a cargo do Departamento de Epidemiologia e dos agentes de endemias. Para reforçar a operação, o governo municipal contratou dez trabalhadores temporários. A operação conta com apoio e pareceria da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana. O trabalho será desenvolvido até o dia 06 de dezembro quando todos os setores da cidade serão visitados pelas equipes. Para serem integrados à força tarefa, os trabalhadores contratados temporariamente por processo seletivo passaram por treinamento pela equipe do Departamento de Epidemiologia que aconteceu na terça-feira (21).

Além de recolher material que pode acumular água e virar criadouro para o mosquito aedes aegypti em quintais, lotes baldios e praças públicas, a força tarefa realiza um levantamento de locais fixos que possam servir de depósito de larvas do mosquito. Dessa forma, calhas, ralos, caixas d’água descoberta recebem atenção especial e, se for o caso, há a aplicação de produto químico para eliminar os focos do mosquito.

Durante as abordagens os moradores são orientados a manter limpos quintais e eliminar do interior das casas tudo aquilo que pode servir para acumular água e favorecer a procriação do mosquito que, além da dengue, transmite outras doenças como chikungunya e o zica vírus.

Para colaborar com a ação que tem por objetivo fechar as portas da cidade para a dengue e outras doenças, a Secretaria da Saúde e o Departamento de Epidemiologia pedem para que a comunidade facilite o acesso dos agentes aos quintais e que relatem o aparecimento de larvas, uma vez que o período chuvoso favorece a proliferação do mosquito.