Imagem destaque notícia Prefeitura promove capacitação para fortalecer REDE do serviço de Proteção Social Especial

24/11/2017 - 08:28 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Ação Social, Habitação e Defesa Civil promoveram na manhã de terça-feira (21) capacitação tendo como foco a construção da política pública e o fortalecimento das equipes que integram a rede de proteção e do Núcleo de Proteção Social Especial. O evento que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores contou com participação dos atores internos (gestão de setores públicos), profissionais da rede de atendimento e proteção e grupos da sociedade civil, como Educação, Saúde, Ação Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CAIA, NASF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, CRAS, dentre outros. A capacitação foi ministrada pela assistente social Neusa Oliveira.

Na oportunidade, a palestrante levantou diversas discussões abordando violação de direitos, violência doméstica contra mulher, idosos, crianças e adolescentes, atos infracionais, dentre outros.

Também foi apresentada a equipe técnica do Núcleo de Proteção Social Especial que funciona na Secretaria da Ação Social e é composta por Renata Venâncio (psicóloga), Lorhanne Sousa (assessora jurídica) e Kaliny Velosa (assistente social e diretora da Proteção Social Especial).

De acordo com a Política Nacional de Assistência social, o serviço de Proteção Social Especial deve oferecer atendimento e acompanhamento às famílias e indivíduos com direitos violados, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. No seu âmbito é prevista uma unidade de referência pública e estatal para a oferta de serviços especializados e continuados, como o Núcleo de Proteção Social Especial.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!