Imagem destaque notícia Prefeitura realiza nessa semana Jornada do Patrimônio Cultural

Prefeitura realiza nessa semana Jornada do Patrimônio Cultural

21/08/2017 - 10:50 Educação e Cultura

A Prefeitura de Araporã, através do Departamento de Cultura, realiza entre os dias 23 e 25 de agosto a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.  A jornada é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a sua realização conta ponto para o ICMS Patrimônio Cultural dos municípios que realizam a programação proposta pelo projeto. O evento desse ano traz como tema “Outros Olhares sobre o Patrimônio Cultural”.

A abertura da jornada vai acontecer na quarta-feira (23) com Visita Guiada ao Patrimônio Histórico de Araporã. Nessa ação serão envolvidos os  alunos dos 8º e 9º anos da Escola Olintha de Oliveira Vale, 3º colegial da Escola Mário Sidney Franceschi e da Escola de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira. A partir das 8h os alunos serão concentrados no Teatro João Guimarães Rosa onde haverá exibição de vídeo documentário sobre o tombamento federal da Ponte Afonso Pena. Logo em seguida, a comitiva sairá para visita aos bens culturais tombados e outros a serem inventariados, como a Igreja Nossa Senhora da Guia, imagem de Nossa Senhora da Guia e a Ponte Afonso Pena. Também haverá visitação à empresa Araporã Bioenergia e Usina Hidrelétrica Itumbiara (Eletrobras Furnas).

À noite, a programação da Jornada Do Patrimônio Cultural será retomada com a exposição “Um olhar Especial para os Artistas Locais”. O Vernissage vai acontecer no salão do Parque do Peão João Luis Ferreira e tem por objetivo expor e valorizar os artistas plásticos de Araporã. Esse evento será reservado para artistas e convidados.

Nos dias 24 e 25 de agosto a exposição será aberta à visitação pública. Durante esses dois dias a comunidade araporense terá a oportunidade de conhecer as técnicas dos artistas da terra.

A Jornada do Patrimônio Cultural será encerrada com o concerto da Banda Sinfônica Maestro Victal Reis, da cidade3 de Monte Alegre de Minas. A apresentação vai acontecer na sexta-feira (25), no teatro João Guimarães Rosa, a partir das 20h. A apresentação será aberta ao público.

Jornada

Criada em 2009, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais teve como inspiração a experiência francesa das Journées du Patrimoine. Partindo da premissa de que as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural no país.