Imagem destaque notícia Produção de papel semente encerra programação da Semana do Meio Ambiente

Produção de papel semente encerra programação da Semana do Meio Ambiente

14/06/2018 - 08:28 Educação e Cultura

Alunos da Escola Prefeito Wilmar conhecem e participam do projeto Cooperativida

Alunos das turmas 114 e 115 da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira, unidade da Rede Municipal de Ensino de Araporã, tiveram uma oportunidade enriquecedora no encerramento da Semana Mundial do Meio Ambiente. Sob a orientação da professora Katiúscia Gomes e participação da professora Dayane Vieira, e em parceria com a Cooperativida, os alunos foram envolvidos na produção de papel semente, projeto desenvolvido pela cooperativa para promover e estimular a conscientização ambiental. Cooperativida: Geração de Papel Semente é um projeto desenvolvido pela Fundação Ulbra (FULBRA), através do curso de ciências biológicas do ILES/ ULBRA Itumbiara que conta com importantes parceiros com a ENEL (Celg) e Luz Solidária. A culminância da Semana do Meio Ambiente contou com a participação da diretora da unidade de ensino, Percilvânia Estrela.

O projeto chegou à unidade de ensino infantil em Araporã pelas mãos da professora Katiúscia Gomes, que tomou conhecimento da iniciativa através da filha Karolynne Gomes, aluna do curso de biologia na Ulbra.

Criado para gerar renda a partir da produção do papel semente utilizando materiais recicláveis, o Cooperativida vem crescendo, expandido seu objetivo e cumprindo com o papel social de estimular a preservação do meio ambiente. Com o papel produzido é possível confeccionar, por exemplo, convites de casamentos, formaturas e aniversários e blocos de notas, entre outros produtos. E o mais interessante é que o papel semente pode ser plantado, já que na sua produção espalhadas no seu interior sementes de várias espécies.

Como multiplicadora do projeto, Karolynne Gomes trouxe para os alunos da Escola Prefeito Wilmar a importância do meio ambiente para a vida do ser humano e dicas preciosas de preservação do meio em que vivemos. Além de conhecer o funcionamento do projeto, os alunos foram envolvidos na produção do papel semente e ficaram encantados com a oportunidade. Para isso um laboratório foi montado em sala de aula. Mas até chegar à produção do papel, os alunos participaram de várias didáticas. Uma delas foi a peça a Sementinha que não queria nascer. Também participaram de visita guiada à Estação de Tratamento de Água do município, plantio de sementes na área externa da escola e de brincadeiras com objetos produzidos com materiais recicláveis.

Nos trabalhos em sala de aula, a professora Katiúscia Gomes propôs aos alunos utilizar caixas de papelão para criar lixeiras para a seleção do lixo e, mais do que isso, aprenderam a utilizar as lixeiras de forma correta. Os alunos foram envolvidos ainda no plantio de sementes de girassol. Cuidadas em uma espécie de berçário, as sementes recém plantadas recebem muitos cuidados e ganharam até nome. Depois de germinadas, as sementes serão plantadas na área externa da escola.

Após aprenderem a técnica da produção do papel semente, os alunos ganharam marca-páginas criados com o papel produzido pela Cooperativida. O papel com as sementes de hortaliças que os alunos receberam será plantado na horta da escola dentro da programação comemorativa do Dia da Árvore. “Essa ação será a continuidade desse trabalho de conscientização realizado com os alunos na programação da Semana do Meio Ambiente. A parceria com a Cooperativida estimula a educação ambiental que é levada aos alunos através de trabalhos em sala de aula, palestras e oficinas. Mais do que despertá-los e conscientizá-los para a importância do meio ambiente e sua preservação, esse projeto colabora para enriquecer o processo de ensino dos alunos e ajuda a formar cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade. Estamos muito felizes em participar dessa ação em favor do meio ambiente e do enriquecimento do conhecimento dos nossos alunos”, disse Katiúscia Gomes.

O desenvolvimento do projeto com os alunos contou com apoio da direção da Escola Prefeito Wilmar Alves Oliveira, da Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) e da prefeitura.