Notícia

Imagem destaque notícia PROGRAMA HIPERDIA LEVA INFORMAÇÕES E ATENDIMENTOS PARA PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

PROGRAMA HIPERDIA LEVA INFORMAÇÕES E ATENDIMENTOS PARA PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

Com o objetivo de levar o melhor atendimento e o máximo de informação para a comunidade, no dia 29 de agosto a Secretaria da Saúde, através da Atenção Básica da Saúde promoveu ação de atendimento ao grupo Hiperdia. A ação aconteceu na unidade do PSF 1 (Centro) e contou com a presença de pacientes hipertensos e diabéticos. A secretária da Saúde acompanhou o encontro. Toda a equipe da unidade de estratégias de saúde da família foi mobilizada para a ação: médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, odontólogos, técnicas em saúde bucal, equipe técnica em Saúde Mental, NASF, agentes comunitárias de saúde e atendentes.
Na oportunidade, pacientes hipertensos e diabéticos receberam orientações sobre alimentação saudável e prática regular de atividade física e puderam trocar experiência e perceber os bons resultados do cuidado com a saúde, principalmente por meio da alimentação. Os pacientes receberam atendimentos como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre higiene e saúde bucal e cuidados com a saúde mental.
Também houve a coleta de material para o teste rápido para diagnosticar hepatite C, graças à parceria do município com o Rotary Club Araporã que destinou os kits para a realização dos exames dentro do programa Hepatite Zero.
“Temos aqui pacientes cadastrados no programa do hipertenso e diabéticos, que são doenças que inspiram cuidados diários e ações como esta estimulam os pacientes a cada vez mais estarem atentos com a sua saúde”, disse a secretária da Saúde que afirmou ainda que ações como essas são importantes para que os participantes se sintam motivados a manter o acompanhamento.
As ações do grupo Hiperdia vão acontecer a cada dois meses, quando a força tarefa da Atenção Básica vai levar até os pacientes assuntos que promovam o seu bem estar e a sua qualidade de vida. Durante esse período do dia, toda a estrutura do PSF é colocada à disposição dos cidadãos para atendimentos voltados para esse grupo.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO