Imagem destaque notícia Projeto desperta em alunos interesse pela literatura

Projeto desperta em alunos interesse pela literatura

Alunos do 9º ano da Escola Olintha têm encontro com autor de livro cuja leitura foi trabalhada em sala de aula

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela literatura e aproveitando como gancho uma dos assuntos mais discutidos no momento, o professor de língua portuguesa Flávio Freire, da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale trouxe para os alunos das turmas 291 e 293 (nonos anos) o desafio de discutir e debater a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, o educador lançou o desafio: trabalhar em sala de aula a leitura do livro “Cuidado com tramelas”, do escritor itumbiarense Márcio Cabral.

Depois de apresentar o título para os alunos, o professor propôs o desafio de debates e discussões sobre o principal personagem do livro, o jovem Valdo Moscão. O romance Cuidado com Tramelas começa com a descrição de uma casinha modesta, com gente de hábitos modestos destas que existem os milhares por estes rincões brasileiros. Rapidamente o enredo se torna mais denso, descambando para a análise dos dramas humanos, em especial aqueles que se embrenham nas sendas sombrias do crime. Os personagens são descritos de uma maneira muito interessante, vez que o autor permite acesso ao psiquismo dos mesmos, de maneira tal que parece fácil devassar-lhes o íntimo e lhes partilhar as memórias e desejos mais profundos.

O ponto culminante desse projeto foi o encontro dos alunos com o autor. Os alunos foram reunidos no Teatro Municipal João Guimarães Rosa e tiveram a oportunidade de discutir e inquerir o autor Marcio Cabral.

Segundo o professor Flávio Freire, os alunos mostraram grande interesse pelo enredo e o projeto cumpriu seu objetivo, servindo como ponto de partida para o incentivo à leitura. A iniciativa do educador contou com total apoio da equipe diretiva da Escola Olintha de Oliveira Vale, representada pela diretora Cristiane Maria silva “Kiki”.

É importante destacar que todas as ações desenvolvidas nas escolas da rede municipal contam com apoio da Secretaria da Educação e Cultura e da Prefeitura.