Imagem destaque notícia Projeto desperta em alunos interesse pela literatura

Projeto desperta em alunos interesse pela literatura

22/05/2017 - 16:52 Educação e Cultura

Alunos do 9º ano da Escola Olintha têm encontro com autor de livro cuja leitura foi trabalhada em sala de aula

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela literatura e aproveitando como gancho uma dos assuntos mais discutidos no momento, o professor de língua portuguesa Flávio Freire, da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale trouxe para os alunos das turmas 291 e 293 (nonos anos) o desafio de discutir e debater a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, o educador lançou o desafio: trabalhar em sala de aula a leitura do livro “Cuidado com tramelas”, do escritor itumbiarense Márcio Cabral.

Depois de apresentar o título para os alunos, o professor propôs o desafio de debates e discussões sobre o principal personagem do livro, o jovem Valdo Moscão. O romance Cuidado com Tramelas começa com a descrição de uma casinha modesta, com gente de hábitos modestos destas que existem os milhares por estes rincões brasileiros. Rapidamente o enredo se torna mais denso, descambando para a análise dos dramas humanos, em especial aqueles que se embrenham nas sendas sombrias do crime. Os personagens são descritos de uma maneira muito interessante, vez que o autor permite acesso ao psiquismo dos mesmos, de maneira tal que parece fácil devassar-lhes o íntimo e lhes partilhar as memórias e desejos mais profundos.

O ponto culminante desse projeto foi o encontro dos alunos com o autor. Os alunos foram reunidos no Teatro Municipal João Guimarães Rosa e tiveram a oportunidade de discutir e inquerir o autor Marcio Cabral.

Segundo o professor Flávio Freire, os alunos mostraram grande interesse pelo enredo e o projeto cumpriu seu objetivo, servindo como ponto de partida para o incentivo à leitura. A iniciativa do educador contou com total apoio da equipe diretiva da Escola Olintha de Oliveira Vale, representada pela diretora Cristiane Maria silva “Kiki”.

É importante destacar que todas as ações desenvolvidas nas escolas da rede municipal contam com apoio da Secretaria da Educação e Cultura e da Prefeitura.