Imagem destaque notícia PROVA BRASIL É APLICADA A ALUNOS DOS 5ºS E 9ºS ANOS E VAI AVALIAR QUALIDADE DO ENSINO

10/12/2021 - 12:00 Educação e Cultura

Alunos dos 5ºs e 9ºs anos da Rede Municipal de Ensino de Araporã realizaram nessa terça-feira (07) as avaliações da Prova Brasil. Aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os testes de língua portuguesa e de matemática servem como ferramenta para que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) monitore os índices de qualidade da Educação no país. É praticamente uma fotografia do ensino. Com os resultados da Prova Brasil, as secretarias de Educação, o MEC e as próprias escolas podem definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.

A prova é aplicada a cada dois anos. E nesse ano, as avaliações têm um peso ainda mais significativo, tendo em vista os desafios impostos pela pandemia à Educação. Com o objetivo de manter o padrão de qualidade do ensino, a Escola Olintha de Oliveira Vale realizou avaliações diagnósticas que nortearam o planejamento escolar. Esse planejamento teve como foco o desempenho dos estudantes tanto nas avaliações internas quanto externas.

O resultado da Prova Brasil é divulgado no ano que vem. Com os resultados, as secretarias e o MEC terão um diagnóstico da Educação brasileira, podendo detectar desigualdades nas escolas e entre elas. A partir disso, esses órgãos devem definir ações e direcionar recursos para corrigir essas distorções e melhorar a qualidade do ensino.