Imagem destaque notícia QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO AGENTE DE ENDEMIAS?

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO AGENTE DE ENDEMIAS?

05/09/2018 - 13:35 Saúde

Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento que a prefeitura leva diariamente à comunidade araporense, a Secretaria da Saúde vem a público informar o quadro funcional do Departamento de Vigilância Epidemiológica. O quadro diretivo é composto por Deborá Galé (diretora) e Mirelle Ribeiro (diretora interina).

No controle e combate de endemias, a equipe é formada por Valdir Dornelas (Casos Especiais e Denúncias); pelos supervisores de Campo, Willian Fernandes Ferreira e Isabel Vito dos Santos; e pelos agentes de endemias. Cada agente é responsável por um setor da cidade.

O Setor Alvorada é subdivido em áreas: 1 e 2. O agente de endemias Wesley Jesus é responsável pela área 1 do Setor Alvorada, enquanto que a área 2 fica sob a responsabilidade de Etevânia Patrícia.

O Setor Primavera também é subdivido em duas áreas. Ingridy Rayane Santos Alves Galé responde pela área 1 e José Luiz França da Silva, pela área 2.

O Centro tem como responsável o agente Kauê Carlos.

Marcos Faria Borges responde pelos setores Liberdade (Industrial), Madri, Palmeiras, Paris Park e Beira Rio.

Cada agente tem sob sua responsabilidade 650 imóveis, dentre domicílios residenciais, terrenos baldios, estabelecimentos empresariais, industriais e comerciais e órgãos públicos. Esses agentes passam por constante treinamento e capacitação para dar a resposta imediata que a sociedade precisa.

Os agentes de endemias são responsáveis pelo combate ao mosquito aedes aegypti e barbeiro, controle de animais peçonhentos (serpentes, escorpiões e lacraias), visitas domiciliares, ações preventivas como a vistoria e a retirada de materiais que podem servir como criadouro para o mosquito da dengue. Tem também como responsabilidade a orientação à comunidade sobre os cuidados para evitar a proliferação de insetos, mosquitos e pragas que causam mal à saúde.

Por isso, entendendo a importância do trabalho de endemias, a Secretaria da Saúde e a Prefeitura de Araporã pedem à comunidade para que facilite o trabalho dos agentes, abrindo as portas e permitindo o acesso dos profissionais ao interior dos imóveis. O trabalho deles é essencial para garantir que a população tenha mais saúde e qualidade de vida.

A população pode e deve colaborar com o trabalho Departamento de Endemias. Seja apresentado sugestões ou reclamações, fazendo denúncias ou solicitando o apoio e trabalho da equipe. Para isso, basta ligar nos telefones 3284-9566 (Endemias) ou (34) 99688-8468 e (34) 99964-3954 (plantão).