Na tarde de quarta-feira (13) a gestão da Secretaria da Saúde de Araporã e a direção (administrativa e clínica) do Hospital João Paulo II reuniram-se com os médicos plantonistas. O encontro faz parte da rotina que acontece todo início de ano e tem por objetivo estreitar os laços entre a equipe e afinar os procedimentos e protocolos da conduta profissional para melhorar, ainda mais, o atendimento à comunidade araporense.
Com a finalidade de melhorar o fluxo no atendimento do pronto-socorro, a equipe falou da importância do fortalecimento da comunicação entre os profissionais e da padronização na conduta médica. O uso do sistema Governa também foi tratado na reunião, tendo em vista que através desse sistema o paciente pode ser acompanhado por toda a rede de saúde.
Os atendimentos do plantão no Hospital João Paulo II são de urgência e emergência. No entanto, de acordo com a administração do hospital e médicos presentes na reunião, a população procura o atendimento para tratar de situações que deveriam ser resolvidas em postos de saúde, sobrecarregando o trabalho dos plantonistas. A implantação do Protocolo de Manchester foi uma das sugestões apresentadas e que podem ajudar a melhor o fluxo de atendimentos no plantão. O Protocolo classifica, após uma triagem baseada nos sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. A implantação do Protocolo de Manchester será avaliada pelos profissionais da saúde e também direção do HDP e, se aceita, ações para conscientizar e informar a comunidade sobre o novo sistema serão iniciadas.
Durante a reunião diversos assuntos foram colocados em pauta, como o SUS Fácil que concentra todas as informações da evolução do paciente; avaliações com especialistas; escala; escala presencial; escala de retaguarda; paciente em trânsito; pedidos de exames e acompanhamento ambulatorial, dentre outros.
De forma geral, a gestora da Saúde parabenizou a equipe médica, especialmente na humanização do atendimento e disse que a Secretaria e a Prefeitura estão compromissadas em oferecer aos profissionais todas as condições para que a comunidade araporense continue tendo o atendimento digno que é reconhecido e classificado como referência em excelência na região.
GECOM – Gerenciamento de Comunicação