Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia REUNIÃO COM EQUIPE MÉDICA DISCUTE HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO NO PLANTÃO DO HOSPITAL

REUNIÃO COM EQUIPE MÉDICA DISCUTE HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO NO PLANTÃO DO HOSPITAL

15/02/2019 - 08:28 Saúde

Na tarde de quarta-feira (13) a gestão da Secretaria da Saúde de Araporã e a direção (administrativa e clínica) do Hospital João Paulo II reuniram-se com os médicos plantonistas. O encontro faz parte da rotina que acontece todo início de ano e tem por objetivo estreitar os laços entre a equipe e afinar os procedimentos e protocolos da conduta profissional para melhorar, ainda mais, o atendimento à comunidade araporense.

Com a finalidade de melhorar o fluxo no atendimento do pronto-socorro, a equipe falou da importância do fortalecimento da comunicação entre os profissionais e da padronização na conduta médica. O uso do sistema Governa também foi tratado na reunião, tendo em vista que através desse sistema o paciente pode ser acompanhado por toda a rede de saúde.

Os atendimentos do plantão no Hospital João Paulo II são de urgência e emergência. No entanto, de acordo com a administração do hospital e médicos presentes na reunião, a população procura o atendimento para tratar de situações que deveriam ser resolvidas em postos de saúde, sobrecarregando o trabalho dos plantonistas. A implantação do Protocolo de Manchester foi uma das sugestões apresentadas e que podem ajudar a melhor o fluxo de atendimentos no plantão. O Protocolo classifica, após uma triagem baseada nos sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento.  A implantação do Protocolo de Manchester será avaliada pelos profissionais da saúde e também direção do HDP e, se aceita, ações para conscientizar e informar a comunidade sobre o novo sistema serão iniciadas.

Durante a reunião diversos assuntos foram colocados em pauta, como o SUS Fácil que concentra todas as informações da evolução do paciente; avaliações com especialistas; escala; escala presencial; escala de retaguarda; paciente em trânsito; pedidos de exames e acompanhamento ambulatorial, dentre outros.

De forma geral, a gestora da Saúde parabenizou a equipe médica, especialmente na humanização do atendimento e disse que a Secretaria e a Prefeitura estão compromissadas em oferecer aos profissionais todas as condições para que a comunidade araporense continue tendo o atendimento digno que é reconhecido e classificado como referência em excelência na região.

 GECOM – Gerenciamento de Comunicação

 

 

Últimas notícias