Imagem destaque notícia SARAU DA ESCOLA PREFEITO WILMAR CHAMA ATENÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

SARAU DA ESCOLA PREFEITO WILMAR CHAMA ATENÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

29/11/2019 - 10:20 Educação e Cultura

Nos dias 21 e 22 de novembro a Escola Municipal Prefeito Wilmar Alves de Oliveira realizou a culminância do Projeto Sarau Literário. O evento que aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa reuniu apresentações dos alunos de todas as turmas da escola, apresentações essas que foram ovacionadas pelo público. A edição desse ano trouxe como tema “Meio Ambiente – conectando pessoas à natureza” e teve como parceiras as secretarias de Meio Ambiente (que doou mudas para o projeto) e da Ação Social (que através do CRAS confeccionou o figurino das professoras e da apresentação dos alunos). A abertura do Sarau foi abrilhantada pela apresentação dos professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira.

A primeira apresentação da noite ficou por conta do coral da Escola Prefeito Wilmar. Em seguida, 11 turmas mostraram o resultado do trabalho desse projeto que tem por objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional, sendo caracterizado como evento onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.
Na segunda noite o Sarau Literário contou novamente com a apresentação do Coral da Escola Prefeito Wilmar e de professores do Espaço de Música. O espetáculo seguiu com a apresentação de 10 turmas encantando o público que acompanhava emocionado.

A preparação para o Projeto Sarau Literário “Meio Ambiente – conectando pessoas à natureza” iniciou-se em 18 de setembro de 2019. Durante este período foram realizadas pelos professores em sala de aula com os alunos, atividades diversas relacionadas ao tema, visando trabalhar através de diferentes gêneros textuais (leitura, escrita e produção), arte, música, jogos e outros, a conscientização sobre cuidados que se fazem necessários para com tudo aquilo que faz parte da natureza.

“Fazemos parte do Meio Ambiente e por isso temos a responsabilidade para com o mesmo e não podemos esperar uma ação dos outros. Nesse sentido, é importante que se trabalhe e desenvolva desde a infância a conscientização ambiental, observando interferência do homem neste meio, envolvendo toda a comunidade escolar e o entorno onde vivemos, para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos”, disse a diretora da unidade escolar.

Para a secretária da Educação e Cultura, a cada ano o Sarau Literário cresce em organização, planejamento e participação. “O resultado de toda a dedicação dos professores, das monitoras, da equipe diretiva, dos alunos e dos pais é esse espetáculo de beleza incomparável. Parabéns pela mensagem de conscientização de que é preciso cuidar do nosso planeta e parabéns pelo trabalho de dedicação e de amor a esse projeto que é um dos orgulhos da Educação araporense”, destacou a secretária.