Imagem destaque notícia SARAU DA ESCOLA PREFEITO WILMAR FAZ UM BRINDE À DIVERSIDADE CULTURAL

SARAU DA ESCOLA PREFEITO WILMAR FAZ UM BRINDE À DIVERSIDADE CULTURAL

26/11/2018 - 14:00 Educação e Cultura

Nos dias 20 e 21 de novembro a Escola Municipal Prefeito Wilmar Alves de Oliveira apresentou à comunidade araporense a 6ª edição do Sarau de Poesia. Nesse ano, o evento que faz parte do calendário oficial da escola e da Secretaria da Educação e Cultura apresentou como tema “Diversidade Cultural”. Recitando poesias e coreografias que fizeram a comunidade a refletir sobre o tema, os alunos deram um show, impressionando o público que lotou o Teatro João Guimarães Rosa nos dois dias de apresentação.

O Sarau é o resultado de vários meses de trabalho e preparação das professoras, monitoras, alunos e equipe diretiva. Esse trabalho envolve pesquisa, escolha de repertório, leitura, laboratório de interpretação de texto, adaptação, criação de coreografias e a expressão corporal, afinal, o projeto consiste no estudo dos autores, sua biografia, a forma de linguagem e o sentido.

Estimulando a leitura, a escrita e a oralidade dos alunos, a cada ano o Sarau cresce em organização e propõe um nível mais elevado de desafio para a equipe envolvida e os estudantes.

Além de trabalhar com os alunos de forma reflexiva e funcional o tema Diversidade Cultural, o 6º Sarau de Poesias permitir mostrar aos estudantes as diferentes culturas, hábitos costumes, seja através da música, da dança, histórias e estórias, contos e folclore, ritmos, raças e credos.

No primeiro dia de apresentações, as performances ficaram por conta dos alunos, professoras e monitoras das turmas 135, 111, 112, 113, 114, 115, 132, 133 e 134. Na segunda noite quem comandou o espetáculo foram os alunos, professoras e monitoras das turmas 122, 123, 124, 125, 141, 131, 142, 143, 144 e 145. A noite teve reservou momento especial para apresentação da Folia de Reis de Itumbiara e Tupaciguara, regida pelo Capitão Braz. Nas duas noites houve exposição da turma 136 que trabalhou a releitura das obras mais divulgadas de Tarcila do Amaral.

Secretária da Educação e Cultura do município de Araporã, Cristiane Maria da Silva, parabenizou os organizadores pelo evento e elogiou professoras, monitoras e alunos por cada apresentação. “A organização desse evento mostra o resultado do empenho e da dedicação de cada um. Parabéns às professoras, às monitoras e aos alunos por nos proporcionar belos espetáculos que correspondem com o propósito do projeto. Parabéns a todos! É dessa forma que estamos que vamos enriquecer o conhecimento e desenvolver o saber dos nossos alunos”, disse.