Imagem destaque notícia SAÚDE ABRAÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

SAÚDE ABRAÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

06/09/2019 - 15:00 Saúde

Caminhada pela vida vai chamar atenção da comunidade para a importância de conversar sobre o assunto

Com o slogan “Um abraço pela vida”, a Prefeitura de Araporã, Secretaria da Saúde e Atenção Básica da Saúde realizam na próxima terça-feira (10), a 2ª Caminhada pela Vida – Falar é a melhor solução. A ação faz parte das celebrações da campanha Setembro Amarelo, que tem por objetivo chamar a atenção da comunidade para a prevenção ao suicídio. A concentração para a caminhada será na Praça Waldomira Neves Ferreira, no Bairro Alvorada, de onde sairá às 7h30 em direção à Prefeitura.
No trajeto, os profissionais da saúde, juntamente com alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino vão levar à comunidade informações e orientações de conscientização de prevenção ao suicídio.
A campanha Setembro Amarelo foi iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Além da caminhada, a Secretaria da Saúde e a Atenção Básica da Saúde vêm trabalhando com as equipes das unidades de estratégia da família (PSFs) levando discussões e informações à comunidade através dos atendimentos e palestras em sala de espera.
Nas escolas também está havendo ações desenvolvidas em parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Educação. Os professores estão sendo orientados pela equipe multidisciplinar da rede pública de saúde para discutir o assunto com os alunos, trazendo-os para debates, rodas de conversa e palestras.
Conforme a Secretaria da Saúde, através do programa de Saúde Mental, os profissionais do NASF levam à comunidade uma ampla rede de informações, de apoio e ade atendimento. E essas ações de orientação e de prevenção ao suicídio serão intensificadas durante todo o mês de setembro.