Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia SAÚDE ALERTA PACIENTES DEIXAM DE BUSCAR EXAMES E COMPARECER A CONSULTAS

SAÚDE ALERTA PACIENTES DEIXAM DE BUSCAR EXAMES E COMPARECER A CONSULTAS

28/08/2019 - 08:30 Saúde

Levantamento feito pela Secretaria da Saúde de Araporã revelou um dado preocupante: uma grande parcela dos pacientes atendidos na rede pública deixa de buscar os resultados de exames, sejam eles laboratoriais ou de especialidades. O mesmo levantamento aponta que outros pacientes deixam de comparecer a consultas e procedimentos agendados nos PSFs, em hospitais como a UFU (Uberlândia), clínicas e laboratórios, bem como em consultas com médicos especialistas.
Preocupada com a situação, a Secretaria da Saúde diz que mantém contato com os pacientes informando sobre os agendamentos e sobre o resultado de exames, mas que mesmo assim, parte da população ignora a preocupação do poder público. 
Além de representar desperdício do dinheiro público já que todos os exames, consultas e procedimentos são pagos pelo município - a situação gera outro problema: retirar a vaga de outro paciente. Sem contar o trabalho perdido dos funcionários e médicos. “Conseguir uma vaga no Hospital da UFU é muito difícil pois dependemos da disponibilidade dessas vagas que é feita pelo setor de regulação em Uberlândia, e, ainda assim, quando conseguimos, temos pacientes que deixam de comparecer à consulta. Da mesma forma acontece com procedimentos, consultas e exames agendados com os especialistas. Quando o paciente não comparece, ele tira a vaga de outro paciente e o município precisa pagar por esse agendamento”, esclarece o diretor geral da Secretaria da Saúde.
A Prefeitura e a Secretaria da Saúde empenham para que o município ofereça atendimento de qualidade à população. Mas para que a prestação de serviços tenha ainda mais eficiência, é preciso a conscientização da população. É necessária essa conscientização por parte do paciente que realiza os exames para que volte ao laboratório no dia marcado para retirá-lo e leva-lo ao médico para que sua saúde seja prontamente acompanhada. Da mesma forma, pedimos aos pacientes que ao serem informados sobre o agendamento de consultas, exames e procedimentos, que compareçam no dia, horário e local marcado para que outras pessoas não sejam prejudicadas.
O registro fotográfico mostra apenas uma pequena parte dos resultados de exames e laudos que são ignorados pelos pacientes e abarrotam os armários da Secretaria da Saúde.
O poder público não mede esforços para atender a necessidade da população em relação à saúde pública. Disponibiliza médicos e enfermeiras nas três unidades de PSF, plantonistas para o atendimento de urgência e emergência no Hospital João Paulo II, convênio com clínicas, laboratórios e hospitais, além de investimentos no aparelhamento das unidades de saúde. Tudo isso tem por objetivo oferecer à comunidade araporense o atendimento humanizado que ela merece.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO


Últimas notícias