Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia SAÚDE ALERTA PARA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

SAÚDE ALERTA PARA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

20/08/2019 - 12:00 Saúde

Alguns estados apresentam surto da doença e quem vai viajar para áreas afetadas deve vacinar com 15 dias de antecedência

Alguns municípios localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará enfrentam um surto de sarampo. E isso levou as autoridades e saúde a emitirem alerta à população sobre a importância da vacinação para quem for viajar para as regiões afetadas pela doença. Até a semana epidemiológica 30 (21/07 a 26/07) 646 casos foram confirmados em 39 municípios brasileiros. Isso levou a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS), da qual Araporã faz parte, a emitir nota para as Secretarias de Saúde com orientações sobre a adoção de estratégias para a vacinação contra o sarampo.
Segundo o Ministério da Saúde, o Calendário Vacinal determina que a vacina deve ser administrada em crianças a partir do primeiro ano de vida, estabelecendo ainda as doses de reforço e o público alvo adulto. Ciente da gravidade da situação, a Secretaria da Saúde de Araporã reforça o alerta à população e orienta as pessoas que vão viajar para um dos estados em situação de alerta para que procurem uma unidade do PSF para agendar a vacinação contra o sarampo. A vacinação contra o Sarampo acontece toda quinta-feira, no período da manhã. É necessário apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinas.
Conforme a nota da SRS, diante desse cenário epidemiológico, para aumentar a proteção contra a possibilidade de ocorrência de novos casos, o Ministério da Saúde, recomenda que as crianças de seis meses a menores de um ano que vão se deslocar para municípios que apresentam casos confirmados de sarampo sejam vacinadas contra a doença, com uma dose da vacina tríplice viral. Reforça-se que a dose da vacina tríplice viral administrada nessa faixa etária não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, deve-se agendar para os 12 meses a administração da vacina tríplice viral (D1) e para os 15 meses a dose da vacina tetra viral, previstas no Nota Informativa 173 (0010490898) SEI 25000.128565/2019-08 / pg. 1 calendário de vacinação da criança. Essa vacinação deve ser realizada no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para o deslocamento.

Outra recomendação da SRS é para que os municípios implementem as ações para a cobertura vacinal de rotina da população até 49 anos.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO


Últimas notícias