Imagem destaque notícia SAÚDE BUCAL CAPACITA SERVIDORES DO CEMEI EROLTILDES SILVA MENEZES

SAÚDE BUCAL CAPACITA SERVIDORES DO CEMEI EROLTILDES SILVA MENEZES

02/08/2018 - 09:38 Saúde Educação e Cultura

Atendendo solicitação da diretoria do Centro Municipal de Educação Professora Erotildes Silva Menezes a equipe técnica em Saúde Bucal do PSF1 ministrou capacitação para as professoras, monitoras e servidoras da unidade de ensino. Na pauta, cuidados com a escovação, saúde bucal e a importância da prevenção de doenças como cáries, gengivite e a Síndrome Mão-Boca-Pé, dentre outras.
Composta pelos profissionais dentistas Bruna Martins e Paulo Mitsuo, pela técnica em saúde bucal Sheila Lima Souza Barboza e pela auxiliar de consultório dentário Lenícia Santos Sanches, a equipe interagiu com as profissionais da educação, levantou questionamentos e esclareceu dúvidas.
A finalidade da ação é a de criar uma geração de crianças que se tornem adultos conscientes em relação à saúde bucal. A infância é o período da construção de hábitos e valores, daí esse tipo de trabalho ser realizado preferencialmente nessa faixa etária.
Nas palestras, são discutidos e praticados conteúdos referentes à escovação dentária, uso do fio dental, creme dental adequado para cada faixa etária, aspectos gerais da erupção dos dentes, aleitamento materno, dieta não cariogênica, características e controle do biofilme dentário, uso inteligente do açúcar, uso e indicação adequada do flúor, respiração bucal, a importância dos dentes, cuidados com a saúde bucal desde o nascimento e a responsabilidade dos pais no cuidado e na manutenção da saúde bucal dos filhos.
Para a diretora do CEMEI Erotildes Silva Menezes, Anyely Guimarães, o ambiente que cerca as crianças molda suas atitudes fundamentais diante da vida. As atitudes e os hábitos adquiridos durante as primeiras fases da vida serão carregados para as fases seguintes, quando se começa a assumir a responsabilidade pelos próprios atos. A educação e motivação estabelecida na escola têm grande impacto sobre o desempenho da criança. Ela agradeceu a disponibilidade dos profissionais em saúde bucal e motivou os servidores do CEMEI a aplicarem os conhecimentos junto aos alunos.
Ao final da capacitação os participantes receberam uma escova dental e um folder com informações educativas sobre saúde bucal.