Mesmo com os avanços da odontologia o edentulismo ainda é um dos problemas em saúde pública no Brasil, que compromete a autoestima, a fonação e até mesmo a eficiência mastigatória da população. Em Araporã, com o credenciamento de uma unidade especializada, são realizadas confecções de próteses dentárias através da Política Nacional de Saúde Bucal e do Programa Brasil Sorridente.
A Prefeitura de Araporã juntamente com a Secretaria de Saúde qualificam o serviço para pessoas que necessitam de atendimento odontológico mais avançado, promovendo a reorganização das práticas e da rede de atenção à saúde, disponibilizando para a comunidade a confecção de próteses dentárias (prótese parcial removível e prótese total removível).
Para ser atendido dentro do programa, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde (PSF) onde será realizada uma avaliação, bem como a adequação do meio bucal, como o tratamento de cáries, extração, limpeza, e todo o atendimento necessário para que o mesmo possa receber a prótese dentária. Na etapa seguinte, o paciente é encaminhado para a coordenação da Saúde Bucal que funciona no PSF 2 (Bairro Alvorada) onde acontece uma segunda avaliação. Depois de liberado pela Secretaria da Saúde, é agendada a etapa seguinte que consiste na moldagem e na continuidade dos protocolos necessários para a confecção da prótese removível.
Esse trâmite é necessário para avaliar a necessidade individual de cada paciente e indicar o tratamento ideal e necessário para instalação da prótese na cavidade bucal. Todo o processo é feito dentro do próprio município, sem a necessidade de deslocar o paciente e de forma gratuita.
Depois de receber a prótese dentária, o paciente tem restabelecida a sua autoestima, além da função mastigatória e a alegria de voltar a sorrir.