Imagem destaque notícia SAÚDE BUCAL LEVA PALESTRA PARA ALUNOS DA ESCOLA OLINTHA

SAÚDE BUCAL LEVA PALESTRA PARA ALUNOS DA ESCOLA OLINTHA

22/11/2018 - 08:00 Saúde

Como parte do Programa Saúde na Escola, a equipe de Saúde Bucal do PSF 1 esteve na Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale na tarde de quarta-feira (21) para orientar os alunos sobre a importância da saúde bucal para evitar diversos problemas e doenças. A unidade escolar que faz parte da Rede Municipal de Ensino conta com 470 alunos. Ação educativa e preventiva foi coordenada pela dentista Bruna do Carmo Martins, pela técnica em saúde bucal Sheila Barboza e pela auxiliar em saúde bucal Lenícia Ferreira.

Durante a palestra,a dentista falou sobre os malefícios do tabaco e do álcool para a saúde bucal, hábitos esses que podem levar ao câncer de boca. Ela também falou da importância da higienização correta e diária e do acompanhamento especializado para garantir a saúde bucal.

“Apesar da prática odontológica ainda se concentrar no atendimento individualizado cirúrgico restaurador, a prevenção de doenças bucais tem se apresentado como uma forma mais eficaz de promover a saúde bucal. Muitos trabalhos educativos e preventivos vêm sendo realizados na rede pública de Araporã e a escola é, por excelência, um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde e higienização bucal por reunir alunos com faixas etárias propícias à adoção e propagação de medidas educativas e preventivas. A importância da introdução sobre os cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar é justificada pelo fato das crianças estarem em fase de descobertas e em processo de aprendizagem”, disse Bruna Martins.

E foi assim que os alunos aprenderam técnicas corretas de higienização, como o uso do fio dental, a maneira de escovação e qual escova usar.

Ao final da apresentação, a profissional falou da estrutura de atendimento da rede pública. Além de estar presente nas escolas com palestras e orientações, a Saúde Bucal mantém atendimentos nos gabinetes odontológicos dos PSFS 1 e 3 (Centro) e PSF 2 (Bairro Alvorada).