Na tarde de segunda-feira (28) a secretária da Saúde do município de Araporã, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira reuniu a equipe de trabalho para discutir estratégias e ações para reorganizar o processo de trabalho e o acolhimento, melhorando o serviço prestado à comunidade araporense. A reunião aconteceu na sede da Secretaria e contou com representantes de várias instituições da saúde, como Atenção Primária, Hospital João Paulo II, Farmácia, Vigilância Sanitária (Endemias e Epidemiologia), Sistemas, dentre outros.
A secretária apontou a necessidade urgente da reorganização de equipes, capacitação dos servidores e a ampliação no número de funcionários com perfil para a área da saúde. A atuação cada vez mais participativa do Conselho Municipal da Saúde também foi citada pela secretária como fundamental para que a saúde do município estabeleça de vez o padrão de qualidade no atendimento.
No mês de maio, Carla Ferreira participou em Belo Horizonte do curso De repente Gestor ministrado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG). O curso foi criado para auxiliar os novos gestores de saúde, a entender um pouco mais sobre as diretrizes e princípios dos Sistema Único de Saúde (SUS). Na pauta da capacitação entrou o funcionamento das políticas públicas de Saúde e a melhor forma de trabalhar para fazer uma gestão de qualidade no SUS Municipal. “Tive a oportunidade de estudar as faces mais burocráticas do SUS e todos os setores que envolvem uma gestão em saúde e voltei desse curso maravilhada com tudo o que temos à nossa disposição dentro do SUS e que pode refletir diretamente na qualidade de vida do povo. Eu trouxe conhecimentos e ferramentas para aplicar e normatizar o máximo que eu conseguir das minhas ações, pois o curso ajudou a respaldar a minha atuação como gestora da saúde. Mas para isso eu preciso dividir todos esses conhecimentos e informações com a minha equipe de trabalho para juntos trabalharmos em prol da nossa saúde pública”, disse a secretária.
Depois de participar da capacitação, um dos pontos observados pela secretária foi a necessidade do município adotar protocolo para todos os serviços ofertados dentro da rede pública de saúde. Outro ponto citado por ela foi a necessidade da equipe de trabalho conhecer os diferentes serviços ofertados pela saúde e saber onde e como buscar os recursos e programas disponibilizados pelo SUS.
Carla Ferreira disse que o próximo passo será segmentar as discussões com as equipes da saúde, levantar os entraves em cada setor, elaborar uma proposta e apresentar à prefeita Renata Cristina Silva Borges.
Ao final da reunião, Carla Ferreira entregou aos funcionários da Saúde uma agenda que será compartilhada pela equipe trabalho. Essa agenda contém informações e orientações que vão nortear os trabalhos dos diferentes setores da saúde. “Voltei ainda mais consciente do tamanho de minha responsabilidade, das minhas competências e de onde buscar recursos para resolver os problemas de nossa gente. Agora é colocar o conhecimento em prática”, concluiu a secretária.
Carla disse que à medida que o plano de trabalho for sendo adaptado, a população será devidamente informada. Ela terminou a reunião agradecendo o empenho da equipe e elogiando a atuação e cada servidor que não mede esforços para levar o melhor atendimento a toda comunidade.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!